Sema desenvolve ações ambientais com seus programas
Secretaria realiza trilha ecológica, por meio do programa “Descobrindo Parque” e disponibiliza educação pela “Biblioteca Móvel”; atividades vão beneficiar sete turmas escolares e 40 londrinenses
Permitir que toda a comunidade londrinense conheça os parques existentes na cidade. Este é o objetivo do programa “Descobrindo o Parque”, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Os interessados têm a oportunidade de participar de caminhadas ecológicas nos parques Arthur Tomas e Daisaku Ikeda, onde ficam localizadas as usinas hidrelétricas da cidade. Nesse contexto, 40 pessoas, acima de 60 anos, de um grupo de preparação para a aposentadoria vão participar, nesta sexta-feira (dia 9), a partir das 9h, de uma trilha no parque Arthur Thomas. O passeio, será acompanhado por um monitor da Sema, e trará informações e orientações sobre o cuidado com o meio ambiente (fauna, flora, relevo, impactos ambientais, história do local e da usina comportada por ele, entre outros). A atividade no parque funcionará da seguinte maneira: primeiramente os participantes vão ao centro de educação ambiental do Arthur Thomas, onde vão assistir a um vídeo institucional. Logo após, o monitor vai passar instruções sobre a caminhada. Depois, durante o percurso, o profissional vai instruindo o grupo com informações sobre o parque, a usina e outros. “É uma atividade que junta lazer com educação ambiental. Além disso, é uma oportunidade para que os cidadãos londrinenses conheçam este parque, que é muito bonito e traz a sensação de que você está longe da zona urbana”, destacou a gerente de Educação Ambiental da Sema, Queila Spoladore. Segundo ela, ainda, ao final da caminhada, o grupo de preparação para a aposentadoria vai receber um kit com folders informativos do parque e das árvores existentes nele. As visitas aos dois parques são realizadas nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras, em dois horários: das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Os interessados em agendá-las devem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), pelo telefone 3341-9660. Biblioteca Móvel Outra atividade de cunho ambiental, realizada pela Sema, consiste na visita da “Biblioteca Móvel, que se resume a um ônibus com a infra-estrutura de uma biblioteca. O veículo vai atender, hoje (dia 7) e sexta-feira (dia 9), quatro turmas da 1ª e 2ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Ruth Lemos. Outras três turmas, também de 1ª e 2ª série, porém da Escola Municipal Arthur Thomas, ainda recebem a visita da “Biblioteca Móvel” amanhã (dia 8). A gerente de educação da Sema, Queila Spoladore, contou que o veículo foi obtido através de um termo de sessão de uso da Prefeitura de Londrina com a Viação Itapemirim. E que, com isso, a partir do final de 2006, aulas de educação ambiental puderam começar a serem desenvolvidas com estudantes do município de Londrina.
“É um espaço móvel que apresenta monitores, DVD, livros, revistas, entre outros equipamentos. É legal porque permite que os alunos discutam questões sobre o meio-ambiente, sem que eles precisem sair da escola. E o mais interessante é que a nossa metodologia utiliza desde livros até fantoches, o que facilita o aprendizado”, destacou Queila. A gerente de educação da Sema ainda falou da importância dessas atividades para a formação das crianças. “Independente da ferramenta que utilizamos, o resultado é o mesmo: a complementação dos conteúdos aprendidos em sala. Além, do incentivo para a leitura. Isso é imprescindível para a educação destes alunos”, salientou. Qualquer escola de Londrina pode agendar a visita da “Biblioteca Móvel”. Para isso é necessário que o responsável entre em contato com o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), pelo telefone 3341-9660.
(Londrina, 7 de outubro de 2009)




