Cidadão

Secretaria de Saúde celebra Mês do Idoso com diferentes atividades

Objetivo é estimular as pessoas com mais de 60 anos a procurarem os serviços da área, para promoção da saúde e autocuidado

A Secretaria Municipal de Saúde irá promover diversas atividades voltadas às pessoas com mais de 60 anos ao longo do mês, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado ontem, 1 de outubro. O objetivo é estimular este público a procurar os serviços da área, para promoção da saúde e autocuidado.

Segundo a coordenadora de Saúde do Adulto da Secretaria de Saúde, Juliana Marques, ao longo do mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão promover ações educativas em prol do envelhecimento ativo, nas salas de espera e nos grupos de saúde executados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Atualmente as unidades contam com grupos de alongamento, fortalecimento, caminhada, aeróbico, ginástica para idosos, entre outros. A maioria das pessoas que procuram estes grupos têm mais de 50 anos e são do sexo feminino. Temos até uma pessoa de 93 anos participando”, contou.

Programação – A UBS da Vila Brasil, por exemplo, já fez orientações na sala de espera, em diversos dias de setembro, sobre saúde do idoso. Nesta quinta-feira (3), às 8 horas, o tema será abordado no grupo de fisioterapia, na Igreja Adventista do bairro. No dia 16, às 9h15, haverá orientação sobre hábitos alimentares, na Igreja Nossa Senhora das Graças.

A equipe da UBS Itapoã fará, nos dias 8 e 10, palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na terceira idade e promoção da alimentação saudável no grupo Feliz Idade, pelas residentes de enfermagem, assistência social e nutrição da unidade.

No dia 9, a UBS do Padovani fará uma abordagem de saúde bucal e promoção de alimentação saudável em grupo de convivência com idosos. No dia 17, será realizado um dia de dinâmica e jogos no grupo Plantando Saúde, voltados aos idosos da área rural com objetivo de promover o envelhecimento com qualidade de vida.

Já a UBS do Leonor abordará o tema no dia 11, na Feira da Saúde, bem como a do Jardim do Sol, que também abordará o tema saúde do idoso em uma Feria de Saúde, no dia 24. A unidade do Aquiles fará ações nos grupos de coluna, de atividade física e de artesanato terapêutico, conduzidas pela equipe de Residência, NASF e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

A UBS da Vila Nova fará uma palestra, no dia 22, às 9 horas, com o tema “O que é ser idoso?”, no grupo de diabetes, na Associação Beneficente Educacional Evangélica de Londrina (ABEEL), localizada na Rua Fortaleza 100. A unidade do Guanabara vai abordar o tema Saúde do Idoso no grupo Hiperdia.

A unidade do Cafezal fez, hoje, uma atividade referente ao Dia do Idoso no grupo de fisioterapia, onde um profissional de educação física, estagiário de enfermagem na UBS, conduziu uma gincana. A UBS também está planejando executar uma atividade em sala de espera, voltada a orientações nutricionais para idosos.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso da SMS, Juliana Marques, no 3372-982.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos