Cidadão

Conferência Municipal de Cultura começa nesta sexta

Encontro tem como objetivo traçar propostas de políticas públicas para melhorar as ações de cultura realizadas no município; na oportunidade, o prefeito Barbosa Neto assina o decreto  que dá posse aos novos conselheiros


Nesta sexta-feira (dia 16), às 20h, será realizada a cerimônia de abertura da 5ª Conferência Municipal de Cultura, que tem como objetivo discutir o aperfeiçoamento e projeção das políticas culturais de Londrina, bem como os apontamentos de diretrizes gerais para a sua execução, para o biênio de 2010/2011. O tema central das discussões, que prosseguem no sábado e domingo (dias 17 e 18), é “Direito a Cultura e Valorização do Profissional de Cultura”. Toda a população está convidada a participar das atividades, que ocorrem no Auditório do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi (Super Creche) – rua Benjamin Constant, n° 800.
Iniciadas no dia 14 de agosto, 24 das 27 Pré-Conferências, que servem como etapa preparatória para o encontro deste final de semana, já foram realizadas. Cada assembléia analisa a cultura em seus 17 segmentos diferentes, em quatro eixos: Cultura como Política Pública e desafios para um sistema público de atendimento; Mercado e Marketing Cultural; Valorização e atuação do profissional de cultura; e novos mecanismos de incentivo à Cultura e aprimoramento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
Além disso, as Pré-Conferências são responsáveis por eleger cinco delegados titulares e dois conselheiros de cada região da cidade, que votam a aprovação das propostas para implementar o Plano Municipal de Cultura. As três Pré-Conferências restantes ocorrem hoje (dia 13), às 17h30, e amanhã (dia 14), às 15h e às 18h, na Secretaria Municipal de Cultura, que fica na Praça 1° de Maio, n° 110. Os temas em debate serão conhecimento científico, cinema e comunicação e mídia.
A diretora de Incentivo a Cultura da Secretaria de Cultura de Londrina, Solange Batigliana, avaliou como positiva a participação da comunidade nas assembléias preparatórias. Segundo ela, até o momento, 90% dos encontros obtiveram o quorum mínimo para serem considerados válidos. “Ao mínimo 25 pessoas compareceram. Então, podemos dizer que os cidadãos estão conscientes da importância das discussões para o rumo da cultura”, ressaltou.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Leonardo Ramos, todos os debates, tanto das Prés como da Conferência, são fundamentais para corrigir as falhas e promover o avanço cultural na cidade. “É a maneira mais democrática para se discutir tudo que compete às ações culturais”, falou.  Na avaliação dele, o resultado de todas essas atividades da pasta já estão apresentando resultados. “Na Conferência Estadual de Cultura, que ocorre em novembro, Londrina terá mais representantes que Curitiba. Isso mostra que o município está empenhado em tudo que compete à cultura”, exemplificou o secretário.
O prefeito Barbosa Neto marca a abertura da 5ª Conferência Municipal de Cultura, nesta sexta-feira, com assinatura do decreto que dá posse aos conselheiros de cultura. Após a ação, serão abertos os trabalhos da conferência de cultura, com aprovação do regimento e fala do secretário de Cultura, Leonardo Ramos. No sábado  haverá a  palestra da professora e crítica de dança Helena Katz, além da discussão e  apresentação de propostas. No sábado (dia 17) e domingo, as atividades têm início às 9h, no Teatro Zaqueu de Mello, localizado na avenida Rio de Janeiro, n° 413.
(Londrina, 13 de outubro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos