Cidadão
Idoso promove primeiro encontro entre ILPIS e abrigos
Iniciativa tem como objetivo alcançar uma maior integração entre as instituições, serviços e a rede municipal, bem como levar ao conhecimento dos participantes a metodologia e estrutura de cada uma das entidades participantes
A Secretaria do Idoso promove, hoje (dia 14), o primeiro encontro das instituições de longa permanência para idosos (ILPIS) e entidades sócioassistenciais (abrigos) conveniadas com a pasta. O objetivo é alcançar uma maior integração entre as instituições, serviços e a rede municipal, bem como levar ao conhecimento dos participantes a metodologia e estrutura de cada uma das ILPIS e dos abrigos. Haverá apresentações das entidades para apresentar os trabalhos que são realizados e os problemas enfrentados.
O encontro ocorre, das 14h às 17h, no Centro de Convivência do Idoso, que fica na rua Pedra Serra Selada, n° 111, no jardim Bandeirantes. As ILPIS Lar Maria Teresa Vieira, São Vicente de Paula, Lar das Vovós e Lar Gilda Marconis, e os abrigos Bom Samaritano, S.O.S, Pão da Vida e Casa do Caminho são as entidades que marcarão presença no evento. Além destas, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Sinal Verde, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) I também participam.
De acordo com a secretaria municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, o encontro segue uma das linhas da pasta, que prevê a discussão e tomada de ações conjuntas. “São entidades fundamentais para construção das nossas políticas públicas para o idoso. Através de eventos como estes, temos a possibilidade de discutir, com todos, ações para melhorar o atendimento ao idoso e criar novas estratégias para o enfrentamento a situação vulnerável, pela qual muitos deles passam”, completou.
A secretária ainda antecipou que novos encontros como o de hoje serão realizados até o final do ano. Na avaliação dela, ações como estas são fundamentais para melhorar a situação do idoso no futuro. “Hoje nós já enfrentamos muitas dificuldades para possibilitar ao idoso uma vida igual e prazerosa. Então, temos que nos preocuparmos com isso e lutar pelo não asilamento, pois temos que mudar essa cultura de que todo idos tem que ir para o asilo e abrigos. A família tem que assumir o papel de cuidar do idoso”, afirmou.
Programação
14h – Abertura
14h10 – SMI – Gerência de Atenção ao Idoso
14h20 – ILPI – São Vicente de Paulo
14h35 – ILPI – Lar Dos Vovôs e Gilda Marconi
14h50 – ILPI – Lar Maria Tereza Vieira
15h05 – Casa do Bom Samaritano
15h15 – Abrigo Pão da Vida
15h25 – S.O.S
15h35 – CREAS I
15h50 – Intervalo
16h00 – Debate
17h00 – Encerramento
(Londrina, 14 de outubro de 2009)