Cidadão
Beneficiários do Bolsa Família devem procurar UBS até dia 30
As pessoas cadastradas pelo perfil Saúde precisam ir aos postos de saúde para atualizar os dados de acompanhamento até o dia 30
As 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina convidam os beneficiários do Bolsa Família, cadastrados no perfil saúde, para fazer o acompanhamento e a atualização de dados até o dia 30 de outubro. A ação visa estimular essa população a cumprir as condicionalidades estabelecidas pelo Programa, para que não corram o risco de perder o acesso às políticas sociais básicas de saúde, educação e assistência social.
Os registrados no perfil saúde do Bolsa Família, que são crianças de zero a sete anos e gestantes entre 14 e 44 anos, precisam procurar semestralmente os postos de saúde para fazer a renovação dos dados. Para isso, essas pessoas devem estar munidas com o cartão do Programa durante o atendimento, para que sejam atualizadas informações como peso, estatura, vacinações, a situação nutricional entre outros. Além destas, as gestantes devem registrar, também, as datas da última menstruação, do exame pré-natal, e se faz ou não o acompanhamento gestacional.
De acordo com a responsável técnica do Bolsa Família da secretaria municipal de Saúde, Lílian Poli de Castro, só em Londrina o Programa atende 13.362 famílias no quadro de saúde, o que representa 27.845 de pessoas beneficiadas. Entretanto, no primeiro semestre somente 52% desse total fez a atualização de dados. “É muito importante que essas pessoas procurem as UBS para registrar as informações necessárias e não corram o risco de ter o benefício bloqueado”, ressaltou.
Ainda conforme ela, para continuar com o recebimento do auxílio, os beneficiários devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer atualizar o cadastro único. “As vezes a pessoa se muda de casa, de cidade, e não tem como o sistema registrar isso automaticamente. É preciso que cada um procure o CRAS e passe as informações para que não perca o direito ao benefício”, completou.
(Londrina, 16 de outubro de 2009)




