“Não pensava que a poluição visual fosse tão grave assim”
A opinião é da arquiteta Regina Monteiro, idealizadora do Cidade Limpa, que participa hoje (dia 21), da audiência pública que debate o projeto do Executivo
José Otávio
n.com@sercomtel.com.br
“Na rua tudo o que você enxerga é espaço público e a Prefeitura tem que regular estes locais”. A opinião é do prefeito Barbosa Neto que vai acompanhar hoje (dia 21), a audiência pública sobre o projeto Cidade Limpa, que prevê a retirada de todo tipo de poluição visual e adequação de fachada e que tramita na Câmara de Vereadores, desde junho.
A audiência está marcada paras às 19h, no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) e terá a palestra da diretora de Meio Ambiente e Paisagem Urbana da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), da Prefeitura de São Paulo, Regina Monteiro, responsável pela implantação da proposta na capital paulista.
“Estamos propondo a retirada do excesso de publicidade nas fachadas de imóveis comerciais e vamos proibir publicidades em áreas públicas, tudo aquilo que polui o ambiente visualmente”, declarou Barbosa Neto.
O projeto de lei a respeito dos anúncios que compõem a paisagem urbana tem orientações a respeito dos anúncios indicativos, que visam apenas identificar no próprio local da atividade, o estabelecimento ou profissional que dele faz uso; e dos anúncios publicitários, destinados à veiculação de publicidade, instalados fora do local onde se exerce a atividade.
“Não pensava que a poluição visual em Londrina fosse tão grave assim”, disse Regina Monteiro, que esteve em Londrina, em agosto, conversando com entidades, vereadores, prefeitura, entre outros órgãos. Ela que ficou horrorizada com a situação da rua Sergipe, por exemplo, classificou a situação de “neurose urbana”.
“Há uma saturação da paisagem. As pessoas estão tão acostumadas com esta poluição, que quando ver o branco na paisagem vai perceber a diferença”, comentou. Ela lembrou que a Câmara de Vereadores da capital paulista aprovou por unanimidade o projeto em 2006.
(Londrina, 21 de outubro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs