Cidadão

Diretoria de Bibliotecas recebe doação de livros

Exemplares vão beneficiar bibliotecas púbicas e  rede pública municipal de ensino; publicação faz parte do projeto de pesquisa Fragmentos da História do Norte do Paraná (décadas de 30 a 60) em textos e imagens
Texto recebido de Danilo do Amaral 
n.com@sercomtel.com.br
Amanhã, dia 22, às 10 horas, o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson José da Silva,  recebe 105 cópias do livro “Certidões de Nascimento da História: o surgimento de municípios no eixo Londrina – Maringá”. Os exemplares serão distribuídos nas bibliotecas públicas e nas escolas da rede municipal de ensino. A doação será feita pelo pesquisador Danilo do Amaral, na Biblioteca Pública, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413.
O projeto de pesquisa Fragmentos da História do Norte do Paraná (décadas de 30 a 60) em textos e imagens, em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina, lançou seu primeiro livro, para comemorar os 80 anos do início da colonização da região, completados dia 21 de agosto de 2009. “Certidões de Nascimento da História: o surgimento de municípios no eixo Londrina – Maringá”, reconstrói – em textos e imagens – os primeiros anos de alguns municípios norte paranaenses.
O projeto visa pesquisar fragmentos das primeiras quatro décadas do norte do Paraná, utilizando a fotografia como documento histórico e fonte de pesquisa, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a história oral, posto que ainda é possível entrevistar pioneiros em todos os municípios do eixo Londrina – Maringá. Certidões de Nascimento da História é o primeiro livro da série, que prevê a publicação de um a dois livros por ano. O próximo será sobre os fotógrafos pioneiros e o terceiro sobre os hotéis históricos, com pesquisas já em andamento. Na sequência serão abordadas as primeiras escolas e primeiras igrejas, seguidas da imprensa e da estrada de ferro. Foi criado um selo para a série, que estará estampado em todos os livros publicados pelo projeto, com apoio do Mestrado em Comunicação da UEL.
O objetivo da série, segundo o organizador e coordenador do projeto, professor Paulo Boni, é “segmentar a pesquisa por temas específicos para aprofundar os estudos históricos, sempre utilizando a fotografia e a história oral, dar voz aos agentes construtores e transformadores da história”. O coordenador justifica a temática do segundo volume – os fotógrafos pioneiros: “A fotografia é uma ferramenta imprescindível para o resgate e preservação da história da região. Queremos valorizar os fotógrafos pioneiros e destacar a importância de seus acervos para a construção da história da região.” O terceiro volume recuperará a história dos hotéis históricos, infraestrutura imprescindível à época para receber os potenciais compradores de terras, os profissionais liberais – que vinham prestar serviços especializados – e de ofícios, que vinham tentar a vida na região. E assim, sucessivamente, a estrada de ferro e as estações ferroviárias, a imprensa, as primeiras igrejas, primeiras escolas e outros “fragmentos” da história da região.  
O projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa Comunicação e História, cadastrado no CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e ao Mestrado em Comunicação da UEL, ambos coordenados pelo professor Paulo César Boni. Os textos que integram o livro são de autoria dos seguintes pesquisadores (as): Mônica Costa – Apucarana; Larissa Sato – Arapongas; Cássia Popopolin em co-autoria com Claúdia Portellinha Schwengber-Rolândia; Patrícia Piveta e Maria Luiza Hoffmann- Londrina; Zélia Freire Alonso – Mandaguari; Elise Sayuri e João Laércio– Maringá; Danilo do Amaral e  César Cortez – Cambé; e um texto histórico de Widson Schwartz sobre a história de Londrina  A revisão dos textos é de José Arimatheia, a programação visual é de Heliane Miyuki Miazaki, e a criação do selo da série Fragmentos da História do Norte do Paraná é de Uriá Fassina
A versão digital do livro esta disponível para download no site do mestrado em Comunicação Visual da UEL:  http://www.uel.br/pos/mestradocomunicacao/ .
Dos livros publicados, apenas 100 exemplares foram colocados à venda. Eles podem ser encontrados ao preço de R$ 40,00 na Banca do Aeroporto, nas Livrarias Acadêmica (Rua Sergipe) e Bom Livro (Rua Pernambuco) e nas lojas do Sebo Capricho. 
(Londrina, 21 de outubro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos