Destaques

Prefeitura reabre UBS do Jardim Piza após reformas

Com população de abrangência de quase 18 mil pessoas, a unidade recebeu melhorias na estrutura física, além de novos móveis e equipamentos

Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de Londrina entregou mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente revitalizada. A UBS do Jardim Piza, que fica na região sul, foi reaberta em solenidade com participação do prefeito Marcelo Belinati e do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, dentre outras autoridades.

Foto: Vivian Honorato

Durante a entrega, o prefeito afirmou que a reforma da unidade de saúde faz parte de um pacote de melhorias em execução por toda a região. “O estado dessa UBS era lamentável. Agora, está sendo entregue para a população um posto totalmente revitalizado, com uma nova estrutura, móveis e equipamentos modernos, que vão possibilitar o atendimento adequado da população. Havia uma reivindicação da comunidade, para que fossem feitas algumas readequações além do que estava previsto no projeto da obra, e ficou a contento. Um espaço muito bonito e agradável, para que a equipe de saúde tenha as condições necessárias de atender bem a nossa população”, destacou.

Marcelo destacou que a Saúde é uma prioridade da administração municipal, com aumento nos investimentos, obras e reformas por toda a cidade, contratação de novos profissionais, compra e substituição de equipamentos. “E isso está acontecendo graças a muito planejamento, projeto e trabalho, com apoio dos governos estadual e federal. Os três poderes contribuem, e é assim que temos que trabalhar, porque essas parcerias trazem muitos benefícios. E para a população de quase 600 mil londrinenses, peço que nos ajudem a preservar e cuidar do que é nosso, como esse espaço. Estamos trabalhando para deixar a cidade bonita e bem cuidada, porque vocês merecem”, frisou.

Com 389,87 metros quadrados de área construída, a UBS do Piza possui uma população de abrangência de, aproximadamente, 18 mil pessoas. O secretário municipal de Saúde lembrou que há 23 anos a unidade não passava por reformas em sua estrutura. “Demorou muito para que a administração pública olhasse por essa unidade. E o prefeito Marcelo Belinati tem esse olhar, sabe que é assim que se trata a Saúde, e essa é a 12ª unidade entregue reformada. Agora, a comunidade do Piza tem uma unidade de saúde que respeita as ambiências, com equipamentos adequados e um atendimento ainda mais humanizado. E os nossos servidores vão ter condições de fazer ainda melhor o seu trabalho”, disse.

Foto: Vivian Honorato

Machado adiantou que, em breve, outras unidades terão suas reformas iniciadas. “Nos próximos dias devemos autorizar novas obras, porque os avanços na Saúde não param. E tenho certeza de que, ao término de 2020, estaremos em um outro patamar, em um cenário de pleno desenvolvimento em prol do cidadão londrinense”, finalizou.

Reforma – A UBS do Jardim Piza recebeu diversas intervenções na estrutura física, como melhoria nos pisos interno e externo, calçada e acessos; recuperação dos ambientes com pintura, revisão e recuperação das esquadrias metálicas, substituição de vidros, melhoria nas instalações hidráulicas e elétricas, adequações dos rufos, calhas e telhado, nova comunicação visual e recuperação do abrigo de resíduos.

Foto: Vivian Honorato

Foram substituídos os móveis antigos por novo mobiliário planejado, feito sob medida e ergonomicamente adequado ao servidor. Juntamente com a equipe de 30 profissionais que atuam na unidade, a coordenadora da UBS do Piza, Adriana Ladeia de Carvalho Parreira, elogiou as melhorias feitas durante a reforma. “A primeira mudança que a gente percebe é em relação à acessibilidade para os cadeirantes. Não tínhamos banheiros adaptados, o balcão do acolhimento era alto e agora é acessível. Nossa antiga farmácia era improvisada, sem um local adequado para armazenar os medicamentos e dificultava o trabalho do servidor. Agora, a qualidade do trabalho vai melhorar muito, temos farmácia e almoxarifado separados, com os itens organizado por lotes. Recebemos também aparelhos de ar condicionado, e estão instalados na farmácia, sala de vacina e clínica de odontologia”, comentou.

Além das mudanças internas, que permitiram um melhor aproveitamento do espaço interno da UBS, Adriana citou que as novas condições de trabalho vão impactar positivamente no serviço oferecido aos pacientes. “Nossos Agentes Comunitários de Saúde ficavam no corredor, e agora têm uma sala para digitarem suas visitas, e guardarem o material de trabalho separado por áreas. Essa nova organização da unidade vai ajudar muito. E melhorando internamente, a gente consegue reproduzir isso no atendimento para a população”, afirmou.

Outra pessoa que aprovou a nova UBS do Piza foi a senhora Maria Nazaré Brito Clemonez. Com 75 anos de idade, ela é moradora do bairro há 43 anos, e prometeu conferir de perto os cuidados após a entrega. “Aqui era um posto de saúde sem estrutura para receber muita gente, sofríamos porque era muito pequeno. Mas essa nova estrutura está muito boa, o posto ficou muito bonito.  A equipe é de gente boa, gostamos de todos eles, que nos recebem com muito carinho e amor. E agora vamos aproveitar o nosso novo posto”, comemorou.

Foto: Vivian Honorato

Para realização das melhorias, foram investidos cerca de R$ 145 mil. As obras foram executadas pela empresa vencedora do processo de licitação, a Construtora Regioli Ltda ME. Além do próprio Jardim Piza, a UBS também atende moradores dos Jardins Adriana 1 e 2, Igapó, Lagoa Dourada, Neman Sahyun, Oscavo Gomes dos Santos, Santos Paulo, São Vicente, Vale Azul, Villas Boas, Conjunto Habitacional Jerumenha, Parque Residencial Piza, Residenciais José Bastos de Almeida e Portal de Piza, Vale dos Tucanos.

Também participaram do evento desta sexta-feira o vice-prefeito João Mendonça; o secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend; do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri; o chefe de Gabinete da Prefeitura, Tadeu Felismino; a diretora da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Lopes; os vereadores Jairo Tamura, Péricles Deliberador, Amauri Cardoso, Jamil Janene, Estevão da Zona Sul, José Roque Neto, mais lideranças locais.

Revitalização – Junto com a reestruturação da UBS do Piza, a Prefeitura está promovendo várias outras melhorias para a comunidade da zona sul. Duas praças do bairro, localizadas no encontro das ruas Veneza com Deputado Agnaldo Pereira Lima, e na Rua Veneza esquina com a Rua Turim, estão recebendo diversos serviços de revitalização. Também está sendo feita a sinalização viária das ruas no entorno da UBS. Os serviços são executados em conjunto pelas secretarias municipais de Obras e Pavimentação, Ambiente, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Sercomtel Iluminação.

A reforma da UBS do Piza faz parte do Programa de Reestruturação da Saúde Pública que a Prefeitura está executando. Também foram reformadas e entregues as UBSs do Maria Cecília, Ernani Moura Lima, Alvorada, Centro Social Urbano (CSU), Vila Casoni, Carnascialli, Jardim do Sol, Panissa/Maracanã, Selva e Parque das Indústrias (PIND). O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na região central, também passou por obras de reestruturação, por meio do programa.

Outras cinco unidades estão com reformas em andamento: Paiquerê, Lerroville, João Paz e Warta, do primeiro lote, e Ideal, no segundo lote. A iniciativa contempla ainda o Jardim Santa Rita, onde está sendo construída uma nova UBS.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos