ACESF informa prazos para obras nos cemitérios e horário de missas no Dia de Finados
Construções e reparos devem terminar até domingo (27); dúvidas podem ser sanadas pelo (43) 3372-7850 ou (43) 3372-7855

Os interessados em realizar construções, reparos ou reformas nos jazigos localizados nos cemitérios municipais de Londrina precisam se atentar aos prazos finais desses trabalhos. As obras poderão ser feitas até o próximo domingo, ou seja, até dia 27 de outubro. A pintura dos túmulos poderá ser feita até a próxima segunda-feira (28) e a limpeza simples (utilizando água, sabão, panos e balde) deverá ser realizada até, no máximo, na terça-feira (29).
A partir do dia 30 de outubro até o dia 2 de novembro, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) proíbe a realização de quaisquer serviços no interior dos 13 cemitérios municipais. Os trabalhos de higienização e obras somente poderão ser retomadas depois do Feriado de Finados, ou seja, depois de domingo (3).
As datas para a realização desses trabalhos seguem o disposto no Código de Posturas do Município de Londrina e tem como objetivo organizar todo o trâmite, para que durante o feriado celebrado pelos católicos no dia 2 de novembro, tudo transcorra tranquilamente. “A ACESF lembra que os concessionários dos jazigos precisam pedir a autorização para realizarem obras ou pinturas nos cemitérios municipais, pois não será permitida a entrada de pessoais não autorizadas”, explicou o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta.
Requerimento – Os mutuários devem pedir o requerimento para a liberação dos serviços na sede da ACESF, que fica na na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.948, Centro. Ela está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Dúvidas sobre o assunto podem ser sanadas pelo (43) 3372-7850 ou (43) 3372-7855. Para o requerimento, o cidadão precisa ter em mãos: o nome completo, número da carteira de identidade (RG) e o telefone dos pedreiros ou pintores contratados, além da localização do jázigo.
Horário de missas – Durante o dia 2 de novembro, às 9 horas, serão realizadas missas nos cemitérios municipais, sendo que o Arcebispo Dom Geremias Steinmetz e o Padre Vitor (da Catedral) estarão no Cemitério Municipal São Pedro, localizado na Rua Professora João Cândido, 1.114, no Centro.
O Padre Gedeão Maia estará, às 9 horas, no Cemitério Municipal João XXIII, que fica na Avenida da Saudade, 135, no Jardim Higienópolis. Já o Padre Claudio Marinoni irá até o Cemitério Municipal Padre Anchieta, na Rua Rútilo, 200, no Jardim Ideal. No Cemitério Municipal São Paulo (Avenida do Café, 385, bairro Aeroporto), também às 9 horas, rezará uma missa o Padre Sergio Camposo e no Cemitério Municipal Jardim da Saudade (Avenida Saul Elkind, 2805, no Conjunto Vivi Xavier) estará presente no mesmo horário o Padre Claudinei Ricardo Rosa.
No Cemitério e Crematório Parque das Allamandas (que é uma instituição particular), às 10h30, estará presente o Padre Josenildo Dias Pires. Ele fica na Rua Joana Rodrigues Jondral, no bairro Cilo II.
Orientações – A ACESF orienta aos visitantes que não levem flores artificiais e nem embrulhem as flores naturais com embalagens de plástico ou levem velas com plástico em volta. Tanto as flores artificiais, quanto as embalagens plásticas não são permitidas. As recomendações seguem a Resolução Municipal nº 1/2011 e visam evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Servidores – Durante o feriado, das 8h às 18h, haverá servidores da Autarquia nos cemitérios para orientar os visitantes e ajudar aqueles que tiverem dificuldades para encontrar o jázigo correto e os agentes de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) organizarão o trânsito nas vias do entorno.
Além disso, agentes identificados com coletes azuis farão a Pesquisa Anual de Satisfação em todos os oito cemitérios municipais da área distrital e nos cinco localizados na zona urbana de Londrina. Eles estarão na entrada dos cemitérios e com os dados coletados vão poder computar a avaliação dos mutuários quanto aos serviços prestados pela autarquia, com os recursos da Taxa de Manutenção de Cemitérios.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, pelo 3372-7855.