Sema instala placas de identificação em árvores da cidade
A ação partiu da sugestão de um professor londrinense, por meio do “Fale com o Prefeito”; as placas de 30×40 cm trazem o nome popular e científico e a origem da espécie
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) já terminou de instalar as nove placas, de 30×40 cm, de identificação nas árvores (Pau Brasil) das Praças Floriano Peixoto, Rocha Pombo, Maria Tereza Vieira, Sete de Setembro, e na entrada do prédio da Prefeitura de Londrina. O procedimento foi realizado nas duas últimas semanas deste mês. A iniciativa surgiu a partir da sugestão do professor Jair Gonçalves, por meio do “Fale com o Prefeito” , disponibilizado no site da prefeitura de Londrina – www.londrina.pr.gov.br. “Ele falou que era uma pena, em uma cidade como Londrina, que possui uma grande variedade de espécies de árvores, não ter algumas que trouxessem informações pertinentes, como a origem e o nome delas. Então, escolhemos alguns pontos públicos importantes da cidade para realizar esse registro”, contou o diretor operacional da Sema, Sidney Antônio Bertho. Segundo ele, a ação reflete uma perfeita sintonia entre a população londrinense e o poder público. “É um canal de comunicação muito importante, que nos permite saber das reivindicações da população para buscar soluções rápidas. A recomendação deste professor foi algo relevante e que nós pudemos começar a atender de imediato. Essas primeiras placas são apenas o embrião”, comentou o diretor, ao garantir que o procedimento vai continuar.
“Na medida do possível, a Sema vai continuar instalando essas placas, até em outras espécies, em diferentes locais públicos, que consideramos relevantes. É uma forma, também, das pessoas ampliarem seus conhecimentos sobre árvores e despertar o desejo da comunidade de preservá-las”, destacou Bertho. Cada placa traz três informações diferentes sobre a árvore: nome popular, nome científico e origem.
(Londrina, 23 de outubro de 2009) Foto: Luiz Jacobs