8ª Oficina de Capoeira Angola começa nesta sexta
O evento vai contar com a participação de mestres e professores de Salvador e participantes da região sul e sudoeste do Brasil
Texto Vila Cultural Brasil
Rodas de capoeira, oficinas, exposições de vídeos e confraternizações são as principais atividades que vão marcar a 8ª Oficina de Capoeira Angola de Londrina, que acontece de 30 de outubro a 1º de novembro. O evento é uma realização da Associação de Capoeira Angola Forte Santo Antonio, de Londrina e do Centro Esportivo de Capoeira Angola (Ceca) de Salvador. O patrocínio é do Programa Municipal de Incentivo à Cultura(Promic), da Prefeitura de Londrina.
Segundo o coordenador do grupo e professor de capoeira angola Marcelo Pinhatari o evento vai contar com a participação de mestres e professores de Salvador e participantes da região sul e sudoeste do Brasil. “O Ceca foi o primeiro grupo de capoeira angola do Brasil, criado por mestres antigos de Salvador e posteriormente ficou sob a responsabilidade de Mestre Pastinha que foi o primeiro a sistematizar a capoeira angola enquanto uma arte ensinada em academia”, explicou.
Ainda de acordo com Pinhatari, após a morte de Pastinha, em 1981, o trabalho no Ceca ficou sob a responsabilidade do Mestre João Pequeno de Pastinha, que hoje tem 92 anos. “A cada dia, a capoeira angola ganha mais adeptos, por ser uma arte que mistura os movimentos corporais aos fundamentos deixados pelos ancestrais africanos”, conta.
Já o trabalho da Associação de Capoeira Angola Forte Santo Antonio em Londrina teve inicio há nove anos. Neste período foram realizados vários encontros de capoeira angola na cidade com a presença de Mestre João Pequeno, mas esse ano ele não estará presente por causa da idade avançada. “Apesar da ausência do mestre João Pequeno, ele será representado pelos mestres Boca Rica e Ciro de Salvador e os professores Zoinho, Jurandir, Nani. Também estarão presentes mestres Plínio de São Paulo e professor Louva Deus de Presidente Prudente que estarão ministrando as oficinas do evento”, declarou.
Toda programação do evento será realizada na Vila Cultural Brasil, localizada na Rua Uruguai 1656 e na Usina Cultural na Avenida Duque de Caxias, 4159. As entradas são gratuitas. Mais informações pelo telefone 3324 8056.
Programação
30 de outubro
10:00 – oficina de movimentos – usina cultural
12:00 – almoço
14:00 – oficina de movimentos – usina cultural
17:00 – Exposição de vídeos
20:00 – roda de abertura – Vila cultural Brasil
31 de outubro
09:00 – Oficina de movimentos – Usina cultural
12:00 – roda no calçadão – em frente ao banco do brasil
14:00 – almoço
15:30 – Oficina de toques de berimbau – usina cultural
17:00 – oficina de movimentos – usina cultural
20:00 – confraternização
01 de novembro
10:00 – roda de encerramento
13:00 – almoço.
Usina cultural – Avenida Duque de Caxias, 4159
Vila Cultural Brasil – Rua Uruguai, 1656
Fone para contato – 33248056 – 99421848 (marcelo)
Apoios
Vila cultural brasil
Usina cultural
REALIZAÇÃO
Associação de Capoeira Angola Forte Santo Antonio – Londrina
Centro Esportivo de Capoeira Angola – BA
PATROCINIO
Programa Municipal de Incentivo à Cultura
(Londrina, 27 de outubro de 2009)