Cidade

Educação realiza aula de campo com 38 professores

Educadores da 4ª série da rede municipal de ensino visitarão diversas cidades do Paraná para conhecer a história e geografia dos locais; a atividade faz parte do projeto de Formação Continuada de Professores


Amanhã (dia 30), 38 educadores da 4ª série da rede municipal de ensino participam de mais uma aula de campo, que faz parte das ações do projeto de Formação Continuada de Professores. A atividade compreende a visita de parques, museus e outros lugares históricos de alguns locais do Paraná, como Guarapuava, Paranaguá e Curitiba. Entre os destaques estão o Porto de Paranaguá, o Museu Municipal de Guarapuava e teatro São João de Curitiba, que recebeu visita de D.Pedro II.
O objetivo é oportunizar que os docentes aprendam um pouco mais sobre a história e geografia de pontos estudados por eles no projeto, dentro da temática “Paraná Olhares sobre o Tempo e Espaço”. As atividades são realizadas sempre fora do período de aula e servem para ampliar o conhecimento dos professores acerca de diferentes assuntos.
De acordo com a assessora pedagógica de História da Secretaria de Educação, Eva Maria de Andrade Okawati, a aula de campo é fundamental para o aperfeiçoamento do ensino dentro das escolas. “É algo que vai dar um novo olhar ao professor sobre aquilo que já foi estudado. Eles vão gravar entrevistas e tirar fotos. Isso vai permitir que eles tenham um material mais completo para trabalhar com os alunos, o que vai acabar refletindo muito positivamente na educação deles”, avaliou.   
A assessora pedagógica de Geografia da Secretaria de Educação de Londrina, Eliane Teixeira França, relatou que a atividade vai permitir que muitos educadores conheçam, não somente os patrimônios histórico-culturais paranaense, como também a geologia desses locais. “Desde o início da viagem já vamos analisando a paisagem, o relevo, a vegetação, o clima, entre outras coisas. Então, é um conhecimento que vai dar muito mais propriedade para os professores falarem dos assuntos em aula”, afirmou.
“Paraná Olhares sobre o Tempo e Espaço”, por meio do Programa de Formação Continuada de Professores, é patrocinado pelo Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Professores da Rede Pública Municipal de Londrina (Prodap), que viabiliza verba para que a Secretaria Municipal de Educação realize atividades extra-sala, como as aulas de campo com os educadores.
(Londrina, 29 de outubro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos