Londrina ganha programa de reciclagem de óleo vegetal
Com apoio da Prefeitura, o projeto “Eco Óleo – Programa de Coleta e Reciclagem de Óleo Vegetal”, foi lançado hoje, no gabinete do prefeito Barbosa Neto
Muitos consumidores ainda não sabem o que fazer com óleo vegetal depois de usado em frituras. Acabam despejando na pia, no quintal ou colocando em sacos plásticos ou vidros e descartando junto com o lixo orgânico. Isso resulta, muitas vezes, em poluição de rios, lagos e outros mananciais.
Em rios, por exemplo, o óleo é capaz de impermeabilizar leitos e terrenos, o que pode causar problemas como enchentes e proliferação de doenças. A legislação ambiental determina que o gerador de um resíduo se responsabilize por ele, até o seu destino final. Assim, o óleo de fritura é de responsabilidade de quem o utiliza.
Para ajudar a solucionar esse problema, de forma prática, a BF Ambiental – uma empresa do Grupo Big Frango – lançou hoje (dia 29), durante a coletiva semanal do prefeito, no gabinete, o projeto “Eco Óleo – Programa de Coleta e Reciclagem de Óleo Vegetal”. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Londrina. Participaram o prefeito Barbosa Neto e diversas autoridades, parceiros e apoiadores do projeto.
“A cidade está ganhando em qualidade de vida”, disse o prefeito Barbosa Neto. “Parabenizo a Big Frango pela proposta porque é uma resposta a um problema ambiental da nossa cidade”, declarou o prefeito.
Na foto, o prefeito Barbosa recebe das mãos do presidente do grupo Big Frango, Evaldo Ulinski, a primeiro embalagem especial para armazenar o óleo.
O Eco Óleo engloba várias ações combinadas, que incluem diversos setores da sociedade, e visam orientar a população – de crianças em idade escolar a adultos, incluindo formadores de opinião–, além do empresariado do setor gastronômico e indústria alimentícia, para dar ao óleo de cozinha um destino ecologicamente correto.
Com o programa, Londrina será a primeira cidade do Brasil a envolver sua população de forma massiva na destinação correta do óleo de cozinha.
Além de Londrina, que será o “município-piloto”, a área de abrangência do programa se estende às cidades das regiões norte e noroeste do Paraná – especialmente no eixo Londrina- Maringá.
São parceiros do programa, além da Prefeitura de Londrina, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (Sema), a Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel Regional Londrina) e a UniFil (Centro Universitário Filadélfia).
Segundo o diretor executivo do Grupo Big Frango, Alexandre Genta, o projeto tem duas propostas principais. “Além da preservação do meio ambiente, que inclui a educação e conscientização, vamos ajudar financeiramente entidades de assistência social”, explicou Genta.
A cada milhão de litros de óleo coletados, uma entidade de assistência social e/ou de saúde será beneficiada com a doação de R$ 0,20 por litro. Nesta primeira fase do programa, o Hospital Instituto do Câncer de Londrina (ICL) receberá os recursos. O diretor do ICL, Nelson Dechech participou da cerimônia.
Infraestrutura
A BF Ambiental, credenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), vai coletar, reciclar e fornecer certificado ao gerador do resíduo, atestando a disposição final de acordo com a lei ambiental em vigor.
Para realizar esse serviço, a BF Ambiental conta com frota própria de caminhões dedicados à coleta de óleo de cozinha reciclável. Todos os caminhões dispõem da plataforma hidráulica de carga, diminuindo o tempo das coletas, evitando riscos de acidentes e poupando a saúde dos colaboradores não os submetendo a esforço físico abusivo.
Os caminhões possuem carrocerias de aço, que podem ser totalmente recicladas ao fim da sua vida útil, do contrário das carrocerias comuns que utilizam madeiras nobres em sua composição. Além dos caminhões são empregados veículos de pequeno porte para facilitar a coleta em regiões centrais.
Ecopontos
O programa terá uma rede de coleta de óleo em todos os bairros da cidade. Esses locais de coleta, chamados de Ecopontos, estarão à disposição da população inicialmente em supermercados e, posteriormente, em escolas, postos de saúde, igrejas entre outros.
Nos Ecopontos, quem quiser participar do programa receberá todas as informações sobre seu funcionamento, além de uma embalagem especial para armazenar o óleo. Quando encher essa embalagem, o participante volta ao Ecoponto para trazer o óleo. Além do atendimento na rede de coleta, os voluntários poderão obter informações pelo telefone 0800 -4000397 e pelo site www.bfambiental.com.br
Estação de tratamento
A BF Ambiental possui ainda uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) própria, que possibilita à empresa realizar tratamento dos efluentes gerados no processo de reciclagem do óleo de cozinha.
Os resíduos de óleo vegetal possuem uma grande quantidade de água emulgada (“misturada” ao óleo), podendo variar de 5% até 42% do volume total, isto é, de cada 100 litros de resíduos de óleo, pode-se ter até 42 litros de água contaminada.
Nesse resíduo, a água poluída é devidamente tratada antes de descartado, pois se for jogado diretamente na rede de esgoto ou até mesmo nas galerias de águas pluviais, irá constituir, segundo resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), crime ambiental por poluente líquido.
Além do resíduo de água, outro resíduo presente no óleo são os restos de comida, que se não forem totalmente separados vão continuar contaminando o óleo reciclado, fazendo-o perder qualidade e aplicabilidade com o decorrer do tempo.
Para evitar essa contaminação, a BF Ambiental também trata os resíduos grosseiros, separando-os pelo processo de filtragem.
Credenciada pelo governo
A BF Ambiental tem Licença de Operação nº. 14495 e a Autorização Ambiental nº. 19162, ambas fornecidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), através das quais é autorizada a coletar, transportar e armazenar o óleo de fritura animal e vegetal.
A BF Ambiental fornece à empresa geradora de óleo uma Certificação Ambiental periódica, garantindo que seu resíduo será 100% reciclado.
Educação ambiental
Outra ação que faz parte do Programa o Eco óleo é o projeto “Futuro Melhor para Todos”. É uma iniciativa na área de educação ambiental, que visa à divulgação dos benefícios do programa de reciclagem de óleo vegetal.
Para fazer esse trabalho educativo, o Eco óleo contará com estagiários dos cursos de Ciências Biológicas e de Gestão Ambiental da UniFil.
Todo o programa possui ainda um extenso material de apoio, que inclui cartilhas para crianças, cartazes e displays com mensagens de conscientização, além de Eco Pontos, para coleta de óleo em garrafas pet.
Outra estratégia é a utilização da arte para conscientizar. Uma das ações especiais é a Eco Troupe, um grupo itinerante de atores que encenará peças de teatro enfocando o tema. Além desse projeto, a BF Ambiental está fechando parcerias com escolas, empresas e veículos de comunicação.
(Londrina, 29 de outubro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs