Cidadão
Domingos Pellegrini participa de projeto com idosos
O escritor londrinense vai apresentar e discutir o seu novo trabalho com grupos de idosos; a atividade faz parte das ações do projeto “Roda de Leitura”, que visa estimular a leitura e reflexão de obras literárias
O escritor londrinense Domingos Pellegrini participa, hoje (dia 5), das atividades do projeto “Roda de Leitura”, que tem como objetivo estimular a leitura e reflexão sobre diferentes obras literárias. O encontro é direcionado para todos os idosos de Londrina e ocorre, a partir das 14h, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, que fica na avenida Rio de Janeiro, n° 413. A entrada é franca.
De acordo com a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, o escritor vai trazer o audiolivro “A família do Milênio”, que traz crônicas sobre a vida de diversos casais. “Então, ele vai apresentar o trabalho para os idosos e depois vai promover uma discussão com eles. É algo que ajuda a desenvolver a memória e o raciocínio dos idosos. Um trabalho muito importante na vida deles”, explicou.
Liz Clara afirma que a visita de Pellegrini, bem como todos os encontros promovidos pelo “Roda de Leitura”, são fundamentais para criar elementos que facilitam a inclusão social do idoso na sociedade. “É um espaço para que o idoso compartilhe os sentimentos e aprenda mais. Num segundo momento, o grupo vai trabalhar ações coletivas através do conto de histórias em diferentes locais da cidade, como asilos, hospitais e outros”, antecipou.
O diretor de Bibliotecas de Londrina da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson José da Silva, enalteceu a presença do escritor londrinense na atividade. “O Pellegrini é uma pessoa de destaque na literatura, um autor reconhecido internacionalmente. Então, a participação dele é enriquecedor não somente para os idosos e para a Biblioteca, que tem o seu trabalho enobrecido. É um ganho para a cidade toda”, falou.
Ainda na avaliação dele, o encontro vem para suprir a carência da Biblioteca de oferecer espaço para que os idosos tenham acesso às obras literárias e aos informativos e autores. “Temos que lembrar que a nossa instituição é para todos: crianças, jovens, adultos e idosos. Então, é muito satisfatório a Biblioteca sediar uma atividade tão relevante para Londrina”, finalizou.
Projeto
O “Roda de Leitura” trabalha textos, crônicas e poesias do acervo da Biblioteca Pública de Londrina, com grupos de leitura formados por idosos. O projeto é uma parceria das Secretarias Municipais do Idoso e da Cultura. As ações fazem parte do primeiro programa idealizado durante a gestão Barbosa Neto: “Voz Ativa”.
O programa tem como intuito lutar pelos direitos de cidadania do idoso, desenvolvendo com eles ações que estimulem a expressão, por meio da fala, escrita, imagem e do gesto. O trabalho prevê realizações nas áreas da educação, esporte, cultura, entre outras, com os grupos de idosos atendidos pela Secretaria e demais pessoas acima de 60 anos de todo a cidade.
(Londrina, 5 de novembro de 2009)