Cidadão

Biblioteca Pública recebe “A imagem anarquista”

A exposição traça um panorâmico do movimento que predominou no Brasil nas três primeiras décadas do século XX: o anarquismo; o retrato do movimento é feito por meio de reportagens, poesias e, principalmente, charges


A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza promove, até este sábado (dia 14), a exposição “A imagem anarquista”, que traz a comunidade o pensamento anarquista que predominou nas três primeiras décadas do século XX no movimento operário brasileiro. A mostra conta com 44 charges extraídas de diferentes revistas brasileiras, argentinas, espanholas, portuguesas, que veiculavam no período.
O material aborda as relações entre os anarquistas e o governo, mostrando como eram feitas as críticas, de um para o outro. Além do material gráfico, a exposição ainda conta com reportagens, poesias, entre outros. Contudo a imagem era uma das mais importantes ferramentas para a comunicação entre as pessoas, já que a maioria era analfabeta ou desconhecia língua portuguesa.
De acordo com a técnica de gestão da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, Lucinéia Chamorro, a exibição é uma maneira das pessoas conhecerem ou relembrarem um pouco da história do Brasil. “O anarquismo foi algo que marcou o país. Muita coisa aconteceu no meio desse contexto histórico. Então, fica o convite para que os mais velhos venham relembrar as práticas da época e os mais novos venham para adquirir mais conhecimento”, relatou.
Lucinéia relatou que os trabalhos tratam de diferentes assuntos como a exploração no trabalho; condições de trabalho, moradia, transporte e alimentação; a repressão policial; festas e comícios; entre outros. “É um resgate histórico-cultural do Brasil naquela época. O professor Alberto Gawryszewski, responsável pela exposição, caprichou na seleção dos materiais. É uma atração muito rica”, avaliou.
A exposição “A imagem anarquista” é patrocinada pela Petrobrás, por meio do Ministério da Cultura e da Educação. Os trabalhos podem ser conferidos de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. A entrada é franca. A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza fica localizada na avenida Rio de Janeiro, n° 413.
(Londrina, 9 de novembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos