Cidadão

Imprensa da Prefeitura participa de trabalho com idosos

As atividades fazem parte do projeto “Tempo Presente”, que visa trabalhar conteúdos ligados ao jornalismo e fotojornalismo, estimulando a leitura crítica; ao final das oficinas um jornal mural deve ser produzido 



8071f753f8bb990617a75bbd167a8b01Proporcionar aos idosos um espaço para que eles aprendam a linguagem de textos jornalísticos e elementos de fotojornalismo. Esta é a principal meta da 2ª etapa do projeto “Tempo Presente”, que desenvolve o primeiro encontro com cerca de 25 idosos, amanhã (dia 11), a partir das 14h, no Centro de Convivência do Idoso, no jardim Bandeirantes (região oeste) – rua Serra Pedra Selada, n° 111. A primeira etapa do projeto consistiu na produção de fotos, com o Foto Clube de Londrina.
 
A ação, coordenada pelos jornalistas Sônia Lenira e Luiz Jacobs do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, vai abordar a análise critica do jornalismo e buscar que os idosos dominem alguns elementos para que possam produzir um material no final das oficinas. “Vamos trabalhar a análise de conceitos, estudos e elementos do jornalismo. A idéia é despertar uma leitura mais crítica por parte deles, tanto das fotos quanto dos textos, dentro de um processo que será construído com eles”, completou Sônia.
Para o repórter fotográfico Luiz Jacobs, será muito interessante trabalhar fotojornalismo com os idosos. “Na verdade será um aprendizado tanto para eles quanto para nós, pois estaremos exercitando diferentes olhares juntos”, destacou.
A secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, enalteceu a importância das atividades. “É algo que vai estimular a leitura, a análise crítica e melhorar a habilidade de escrita dos idosos. Um trabalho muito interessante, que certamente vai ajudar o grupo a se desenvolver”, comentou. Segundo ela, a aceitação tem sido grande. “Eles estão muito empolgados para este primeiro encontro com a imprensa.”
Após a realização de todas as oficinas está previsto o lançamento de um jornal mural, para a comunicação dos idosos. O material será confeccionado pelo próprio grupo. Contudo, este não é o único resultado almejado pela secretária. “O nosso desejo é expandir os trabalhos para outros espaços da cidade em 2010. Az vezes fica difícil para que outros idosos, que não sejam da região oeste, compareçam aos encontros”, justificou.
O projeto “Tempo presente” faz parte das atividades previstas pelo programa “Voz Ativa”,  promovido pela Secretaria Municipal do Idoso. O objetivo consiste em lutar pelos direitos de cidadania do idoso, desenvolvendo com eles ações que estimulem a expressão, por meio da fala, escrita, imagem e do gesto. O trabalho prevê realizações nas áreas da educação, esporte, cultura, entre outras, com os grupos de idosos atendidos pela Secretaria e demais pessoas acima de 60 anos de todo a cidade.
(Londrina, 10 de novembro de 2010)
Foto:Luiz Jacobs- Lançamento do Programa “Voz Ativa”

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos