Cidadão

Secretaria divulga perfil da população idosa em Londrina

A pesquisa levantou diversos dados sobre os cidadãos com 60 anos ou mais que vivem no município; o objetivo da iniciativa, que deve ser realizada anualmente, é tornar as políticas públicas mais efetivas, melhorando a qualidade de vida dos idosos


As pessoas estão vivendo cada vez mais tempo, o que tem aumentando o número de idosos. Nesse sentido, a Secretaria Municipal do Idoso, com a colaboração da Secretaria Municipal de Planejamento e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), publicou a 1ª edição do Perfil da População Idosa de Londrina.
O levantamento aponta que a parcela de londrinenses com 60 anos ou mais cresceu significantemente nos últimos anos. Em 1970, o número de idosos era de apenas 10.098, o que representava 4,4% da população total. Hoje, segundo os dados, esse número subiu para 61.822, o que já vale por 12,1% do número total de habitantes no município, estimado em 510.710. O resultado aponta Londrina com um ponto percentual acima da média nacional, que é de 11,1%.
A pesquisa ainda detalhou que o número de mulheres com 60 anos ou mais é significantemente maior do que o de homens: 34.756 (56,2%) formam a parcela idosa feminina, ao passo que 27.066 (43,7%)são  pessoas que representam o universo masculino. A diferença é de 7.690, ou seja, 12,4 pontos percentuais. O Perfil ainda constatou que, em relação à distribuição por faixa etária, há uma maior concentração entre os que possuem de 60 a 69 anos. Porém, o grupo que mais vem crescendo é aquele com 80 anos ou mais.
De acordo com a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, os dados obtidos são importantes para que a pasta possa conhecer mais detalhadamente a parcela acima de 60 anos que vive no município para poder pensar, criar e adaptar políticas públicas mais efetivas. A ideia é realizar a pesquisa anualmente, sempre em outubro, quando é comemorado o mês do idoso.
“Foi algo para extrair o máximo de informações sobre as características do idoso londrinense. Só assim é possível desenvolver trabalhos voltados diretamente para as necessidades dessa parcela. É algo que vem para avaliar, orientar e nos ajudar no nosso planejamento. Representa também uma abertura para o debate com toda a sociedade, em busca da otimização das ações para melhoria da qualidade de vida”, destacou a secretária.
Segundo ela, ainda, as iniciativas não vão parar por aí. Liz Clara afirmou que a pasta já trabalha na realização de outros levantamentos na mesma linha deste 1º Perfil. “Queremos saber quais as principais causas de acidentes de trânsito envolvendo os idosos, para poder orientá-los melhor e atuar no combate dessas causas. Então, já estamos levantando os primeiros dados com o auxílio da Polícia Militar, da Autarquia Municipal de Saúde e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização”, antecipou.
Todos os dados coletados com a 1ª edição do Perfil da População Idosa de Londrina estão disponíveis para a consulta na página da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br), no link da Secretaria Municipal do Idoso.
(Londrina, 13 de novembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos