Cidadão
Londrina ganha prêmio mundial pela reciclagem de lixo
Prefeito Barbosa Neto recebeu na Cidade do México, prêmio “Del Água America Latina y El Caribe”, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Empresa de Fomento Econômico Mexicana (FEMSA)

É a primeira edição do “Prêmio Água e Saneamento” criado pelo BID e pela FEMSA com o intuito de reconhecer autoridades públicas que implementaram soluções inovadoras e efetivas para problemas específicos nos setores e água potável, esgotamento sanitário, tratamento de águas e gestão de resíduos sólidos urbanos.
Londrina conquistou o prêmio na categoria gestão dos resíduos sólidos, em reconhecimento a inserção dos catadores de materiais recicláveis e os resultados positivos conseguidos com este trabalho. “É um prêmio para a cidade de Londrina, no qual os grandes merecedores são os trabalhadores da reciclagem”, afirmou o prefeito. “A premiação mostra que estamos no caminho correto que é o aprimoramento do processo de coleta do lixo reciclado.”
Barbosa Neto fez uma apresentação do processo de reciclagem em Londrina e abordou os diferenciais que levaram a cidade a receber o prêmio. “Foi determinante a organização da Cooperativa dos Trabalhadores, fundada em 12 de setembro, com o apoio da Prefeitura de Londrina e os carrinhos elétricos que estão sendo adquiridos junto a Itaipu Binacional”, explicou. Isto é um diferencial, pois vai permitir a contratação do serviço de coleta de lixo reciclável por parte da Prefeitura de Londrina com repasse para a cooperativa, visando o acesso a direitos trabalhistas e previdenciários.
Outro diferencial apontado pelo prefeito, é o fato que o londrinense separa na fonte (casas, comércios, indústrias) o seu material reciclável dos outros resíduos e que os catadores desenvolvem todo o processo de reciclagem (coleta-separação-venda) com autonomia. “Temos uma legislação local que garante a coleta seletiva de lixo como um serviço público continuado, permitindo investimentos públicos”, garantiu.
Londrina tem 90% da cidade atendida pela coleta seletiva de lixo e o objetivo do prefeito Barbosa Neto é atingir 100%. Do total da população de Londrina, 75% participa do programa de reciclagem, separando o lixo em casa. De todo o lixo da cidade, 35% é reciclável e 23% do total vai para os catadores de lixo reciclável. É a maior média do Brasil, já que no país, este índice fica em torno de 13%.
O prêmio “Água e Saneamento” é uma escultura original criada pelo reconhecido artista latino-americano Gerardo Azcúnagua. Além da placa de reconhecimento, Londrina terá o direito de enviar três catadores para um curso de capacitação financiado pelo BID, no Centro de Água para América Latina e Caribe (CAALCA), na cidade de Monterrey, no México.
(Londrina, 17 de novembro de 2009)