Cidadão
Hospitais atendem posição da Prefeitura e retomam atendimento
Amanhã os prontos socorros dos hospitais filantrópicos reabrem, às 7h, as portas para a população; na 2ª feira, reunião da comissão criada para debater as questões da saúde

Os representantes dos hospitais e dos médicos comunicaram hoje (dia 18) ao vice-prefeito José Joaquim Ribeiro e ao Secretário Municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, que decidiram encerrar a paralisação iniciada às 7h da última sexta-feira (dia 13). Em reunião no gabinete do prefeito, iniciaram os trabalhos da comissão montada para debater a saúde. Esteve presente o vereador Sebastião dos Metalúrgicos, líder do governo na Câmara.
“Esta primeira reunião serviu para definir as diretrizes do que será o debate daqui para frente. Na segunda-feira reinicia os trabalhos com o levantamento de dados”, afirmou o diretor do Conselho Regional de Medicina, Álvaro Luis de Oliveira.
Ele explicou que a comissão não vai debater somente a questão pontual dos plantões, mas todo sistema SUS. “Queremos um bom acordo, com aumento do teto do SUS, entre outros para melhorar o atendimento da saúde em Londrina”, declarou.
O vice-prefeito José Joaquim Ribeiro expressou a posição da prefeitura. “Desde o início o nosso posicionamento foi buscar uma solução para a questão da saúde”, garantiu. Ele lembrou que a continuidade da negociação está sendo possível porque os médicos e hospitais atenderam a posição do município de reabrir os prontos socorros. Sobre a comissão, Ribeiro detalhou que ela vai discutir novas formas de contrato com os médicos e hospitais.
O vice-prefeito fez uma avaliação do sistema de saúde municipal durante o fechamento dos pronto-socorros. “Conseguimos manter o atendimento, o que foi muito bom, porque não tivemos grandes problemas”, afirmou. “Acho que a crise mostrou que temos bons profissionais e uma estrutura que aperfeiçoada faz a diferença”, comentou.
Desde a última sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema especial de atendimento ampliando o número de unidades básicas 24 horas, sendo pelo menos uma em cada região da cidade. Atenderam 24 horas, as unidades básicas do Maria Cecília (região norte); jardim Leonor (região oeste); Armindo Guazzi (região leste) e Ouro Branco (região sul) e os Pronto Atendimentos Municipal (PAM) e Infantil (PAI), na região central. A unidade básica do jardim União da Vitória, na região sul, presta atendimento 16 horas. As demais atendem a população durante 12horas, das 7h às 19h.
A Prefeitura de Londrina ontem, 24 horas antes do prazo estipulado por lei, a parcela de julho dos incentivos dos médicos plantonistas.
(Londrina, 18 de novembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs