Cidade
Quarta plenária sobre o saneamento básico ocorre hoje
Após serem realizadas nas regiões sul, leste e norte, as discussões chegam à zona oeste; o objetivo é apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico à comunidade e discutir propostas
A Prefeitura de Londrina realiza, hoje (dia 19), a 4ª plenária setorial do Plano Municipal de Saneamento Básico de Londrina (PMSB), que dá continuidade às discussões do plano de mobilização, já iniciadas com duas audiências públicas. O encontro é direcionado para toda a comunidade londrinense, em especial para os moradores da região oeste, e ocorre, às 19h, na Paróquia São José Operário, localizado na rua Ruy Virmond Carnascialli, n° 486.
De acordo com o que dispõe a legislação em vigor, Lei Federal n° 11.445/07, a plenária tem como metas: apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico de Londrina, referente aos eixos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos; estimular a participação social para consolidação do PMSB; discutir, acolher e aprovar propostas; e promover a eleição de delegados representantes do setor/região.
“Esperamos que a comunidade continue comparecendo, pois é ela própria que será a maior afetada pelas decisões que vão ser tomadas. É uma oportunidade dos moradores da região oeste dialogar conosco e propor as demandas do locais”, destacou o diretor administrativo-financeiro da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), André Nadai.
Nadai, que é o coordenador do grupo Executivo do PMSB, explicou que o encontro vai funcionar como as demais já realizadas nas outras regiões de Londrina. “É o mesmo trabalho que já fizemos com os moradores dos outros locais. Vamos apresentar os progressos obtidos com o Plano. Depois, vamos debater as ações do Plano de Mobilização e escutar a comunidade”, falou.
Segundo ele, cada uma das oito plenárias, que ocorrerão até o final deste mês, servirá para eleger quatro delegados titulares e quatro suplentes. Ao final de todos os encontros, os 32 delegados escolhidos vão analisar as propostas e votar as melhores para a elaboração do plano de diretrizes da cidade para os próximos 20 anos.
O objetivo geral do PMSB é estabelecer um planejamento das ações de saneamento, atendendo aos princípios da política nacional, envolvendo a sociedade no processo de elaboração do Plano. Será considerada a melhoria da salubridade ambiental, a proteção dos recursos hídricos, universalização dos serviços, desenvolvimento progressivo e promoção da saúde pública.
(Londrina, 19 de novembro de 2009)