Cidadão
Projeto “Rodrigues no Cinema” traz filmes para idosos
As exibições estão sendo realizadas para grupos de convivência e internos das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), atendidos pela Secretaria Municipal do Idoso; ao todo são 14 sessões
A Secretaria Municipal do Idoso está promovendo a exibição de 12 sessões de filme para os grupos de convivência e internos das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) assistidos pela pasta. Os filmes são disponibilizados por meio do projeto “Rodrigues no Cinema”, que visa reunir os cidadãos e proporcionar momentos de entretenimento para a comunidade londrinense.
A secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, enalteceu as ações da iniciativa com os idosos. “É mais uma opção de lazer que tem auxiliado os idosos a se interarem melhor com as outras pessoas, bem como na recuperação da auto-estima. Os idosos gostaram tanto da ideia que já estão até se organizando para levar a pipoca”, comentou.
Segundo ela, a intenção é que a atividade continue a acontecer no próximo ano, até com a exibição de filmes mais críticos para exercitar uma análise mais específica. “É um projeto que tem tudo para ter continuidade, até porque incentiva os participantes a quererem se interar em outras ações. O resultado disso é a melhoria da qualidade de vida desta parcela, que é uma das nossas preocupações nesta gestão”, afirmou.
Até o momento, cerca de 250 idosos de grupos de convivência e internos das ILPIs, atendidos pela Secretaria do Idoso, já participaram das ações do projeto. Os filmes foram exibidos das regiões leste, norte, oeste e na zona rural. As datas e locais de apresentação estão sendo divulgados nos respectivos grupos das regiões em que serão realizadas as sessões. Os longas-metragens estão sendo escolhidos pelo público, que, por enquanto, tem optado mais pelo “O Menino da Porteira” e “Mazzaropi”.
O projeto
“Rodrigues no Cinema” teve início no ano passado, por iniciativa dos moradores da Vila Rodrigues, que queriam mais uma opção de lazer para o local. Com isso, Fernando Brito Goes, inscreveu o projeto no edital comunitário do Programa de Incentivo à Cultura (Promic) em 2008.
Após ser aprovada, a iniciativa realizou 16 sessões no mesmo ano e, agora, está promovendo mais 72 sessões ao decorrer de 2009, sendo que 36 foram ou estão sendo exibidas no próprio bairro e outras 36 em diversos locais da cidade. A prioridade é por filmes nacionais.
(Londrina, 19 de novembro de 2009)




