Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana
Entre os dias 4 e 10 de novembro foram 145 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 4 e 10 de novembro. Ao todo foram 145 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 48 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 18 registros. Ocorrências de perturbação do sossego, ordem pública e fiscalização da lei seca municipal somaram 23 registros. Crimes ambientais foram 2 constatações.
Ocorrências de violência doméstica e da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 19 atendimentos. Para animais de grande porte na via foi uma ocorrência. Demais ocorrências e atendimentos somaram 34 registros. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
Relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) – A Defesa Civil divulga que em virtude das chuvas do último dia 8 de outubro foram registradas 12 quedas de árvores, 8 pontos de enxurradas, 1 ocorrência de destelhamento, 1 de inundação e 1 queda de muro. Foi prestado apoio em todas as situações. Não houve registro de pessoas feridas ou desabrigadas. O secretário de Defesa Social e coordenador da Defesa Civil municipal, Pedro Ramos, ressaltou a importância do apoio da população em repassar as informações corretas no momento das ocorrências. “Nós chamamos a atenção da população, pois sabemos que esse é um ano em que as projeções climáticas são de movimentos como esse, ou seja, a gente pode ter repetições dessa natureza ou até mais graves. A gente precisa do apoio das pessoas para que elas nos informem no momento o que está acontecendo. Através dos telefones oficiais de emergência 153 e 199. Desta forma conseguimos tomar providências imediatamente”, informou.
Patrulhamento pelas unidades de saúde – A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo foram 281 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.
Ocorrências destaque – Uma equipe da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), em patrulhamento pelas imediações do Cemitério Municipal São Paulo, zona leste, no final da tarde de segunda-feira (4), visualizou uma caminhonete em estado de abandono. Feita checagem no sistema foi constatado alerta de furto/roubo. Diante da situação o veículo foi encaminhado para delegacia de plantão para ficar à disposição do proprietário.
A Guarda Municipal de Londrina recuperou dois veículos que haviam sido furtados na noite da última terça-feira (5). Um foi encontrado nas imediações do Jardim Padovani, zona norte e outro na zona leste. Ambos foram encaminhados para delegacia de plantão para ficarem à disposição dos proprietários. A ação contou com apoio do guincho da Polícia Militar.
No início da manhã da última quarta-feira (6) a central da GM 153 recebeu um chamado informando que um homem estaria tentando invadir a casa da solicitante e proferindo ameaças. Ela possui medida protetiva contra o suspeito. Imediatamente foi enviada a equipe da área que encontrou o rapaz no local. Dada voz de abordagem foi constatado o descumprimento da medida judicial, pois ele não pode se aproximar da vítima. Diante do fato ele foi encaminhado à delegacia.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia, todos os dias, e atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.
Atribuição legal – De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social