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Barbosa inclui emenda na bancada para obras na BR-369

Emenda na bancada paranaense ao orçamento da União, garante recursos para a eliminação de 18 pontos críticos a BR-369; valor do projeto é de R$ 300 milhões


O prefeito Barbosa Neto informou que conseguiu incluir na proposta da bancada paranaense ao Orçamento da União, emenda que garante recursos para a eliminação de 18 pontos críticos no trecho da BR-369, que cruza o perímetro urbano de Londrina até Cambé. O valor total do projeto é de aproximadamente R$ 300 milhões.
O prefeito participou de reuniões com a bancada paranaense terça e quarta-feira. “É uma obra necessária. São vários viadutos, trincheiras e adequações cuja intenção é eliminar os pontos críticos entre Londrina e Cambé na BR-369. Contamos com a ajuda do governo federal para viabilizar por isso a inclusão de emenda na bancada”, afirmou o prefeito.
Barbosa Neto falou da importância de uma obra de infra-estrutura na cidade. “Há muito tempo não se investe em obras de infra-estrutura. Londrina tem um grande fluxo de veículos, mais de 34 mil passam diariamente pela BR- 369 e com ajuda do governo federal.vamos lutar para que seja aprovado na Câmara, no Senado ou ainda junto ao programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, garantiu. .
O presidente do Ippul, Carlos Hirata, falou que o objetivo é resolver o estrangulamento da BR-369. “É uma das maiores obras viárias dos últimos anos. São obras estruturantes, que contempla 18 intervenções, sendo 15 dentro da cidade dela”, comentou. “São obras de sinalização, iluminação de melhoria na estrutura viária e de viadutos”, completou.
O projeto desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento (IPPUL), Secretaria de Obras e Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) prevê intervenções nos seguintes pontos:
01) Readequação da alças leste/oeste da intersecção Rodoviária da BR-369/PR com contorno norte de Ibiporã – CEASA.
02) Intersecção com rua Ebio Ferraz de Carvalho (rebaixamento da rodovia).
03) Intersecção com avenida Nova Londrina (rebaixamento da rodovia).
04) Intersecção com a rua Grafita/ rua do Pavão (rebaixamento da rodovia).
05) Viadutos de transposição da linha férrea das vias laterais direita/esquerda.
06) Readequação com  avenida 10 de Dezembro (implantação de alças leste/oeste e acessos).
07) Intersecção com a rua Ermelino Leão (rebaixamento da rodovia – interligação com a avenida Lucia Helena Viana com Duque de Caxias).
08) Interseção com a rua Bahia.
09) Intersecção com a rua Guaporé.
10) Interseção com a avenida Itajaí e rua Sargento Maurício Agostinho Pereira (rebaixamento da rodovia).
11) Interseção com a avenida do Sol (transposição, passagem inferior, alças e acessos).
12) Interseção com a avenida Tiradentes e rua Serra da Esperança (implantação de viaduto em curva sobre a avenida Tiradentes).
13) Interseção com a avenida Serra do Roncador (transposição, passagem inferior, alças e acessos).
14) Interseção com rua Izaias Canette (rebaixamento da rodovia).
15) Interseção com rua Deputado Ordinal Ribas – Parque de Exposições da Sociedade Rural (rebaixamento de rodovia).
16) Interseção com a avenida Gabriel Freceiro de Miranda (rebaixamento da rodovia – interligação rua do Sol x avenida Gabriel F. de Miranda – Coca Cola)
17) Interseção com Estrada da Esperança (rebaixamento da rodovia)
18) Interseção com avenida Brasil x Bratislava (transposição passagem inferior)
19) Vias marginais ao longo da BR-369 no perímetro urbano de Londrina e Cambé.
Ainda estão previstos obras de remanejamento de rede de concessionárias de serviços públicos – Copel, Embratel, Sanepar, Sercomtel, Telepar e outros – ao longo do segmento; iluminação pública da linha geral (super postes) e das vias marginais ao longo do segmento; urbanização com vias de pedestre e passarelas ao longo do segmento.
(Londrina, 19 de novembro de 2009)

 

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