Cidadão

Gestores da Educação passam por formação com cooperativa financeira

Atividade faz parte do Programa a União Faz a Vida, que visa o desenvolvimento do cooperativismo, empreendedorismo, solidariedade e apropriação de novas posturas e atitudes diante dos desafios do dia a dia

Na próxima terça-feira (19), das 8h às 18h, diretores e coordenadores de escolas municipais de Londrina vão participar de uma formação de Gestores Escolares, ministrada pelo Programa a União Faz a Vida, coordenado pela Fundação SICRED, que é o órgão social e cultural da cooperativa financeira. O curso será no Hotel Sumatra, Rua Senador Souza naves, 803, no centro.

A atividade é gratuita aos educadores e cerca de 20 deles devem participar. Isso porque, em Londrina, oito escolas municipais aderiram ao Programa desde março deste ano e agora seus diretores e coordenadores passarão pela formação continuada. Aproximadamente 170 educadores, dessas unidades escolares, passaram pelas capacitações e colocaram em prática os ensinamentos acerca do ensino-aprendizagem com 1.200 crianças de todos os anos.

De acordo com a responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, durante o ano inteiro os assessores pedagógicos do SICRED têm ido até as unidades escolares orientarem, mensalmente, os professores, coordenadores pedagógicos e os diretores. Eles utilizam uma metodologia que estimula o desenvolvimento do cooperativismo, do empreendedorismo, da solidariedade e da apropriação de novas posturas e atitudes diante dos desafios do dia a dia.

Com isso, os professores puderam realizar expedições investigativas com os alunos, visitas externas às escolas e passeios em locais que uniam o ensino teórico com os conhecimentos práticos que ajudaram a formar as atividades pedagógicas e o fortalecimento de valores, como a igualdade e equidade; respeito à diversidade; liberdade e participação na vida pública.

“As unidades escolares podem escolher participar desse projeto e durante o ano inteiro receber instruções e capacitações do corpo técnico do SICRED. Assim, ao final do ano letivo, elas realizam uma exposição para a comunidade, mostrando tudo que os alunos fizeram”, explicou Carla.

No dia 28 desse mês, o Centro Municipal de Educação Infantil Abdias Nascimento realizará a exposição dos trabalhos das crianças, a partir das 17 horas, na sede da unidade (Rua Santa Rosa, 141, Conjunto Pindorama). Depois, será a vez da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, que fica na Rua Suécia, 67, no Jardim Igapó, que vai chamar a comunidade para prestigiar os alunos no dia 4 de dezembro, das 11h às 12h e das 16h30 às 17h30. Por fim, encerrando o ano, no dia 7 de dezembro, às 10 horas, mostrarão o que aprenderam com o projeto os estudantes da Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, que fica na Rua Butiá, 54, Jardim Marabá.

Participaram do projeto em 2019 as Escolas Municipais Professora Áurea Alvim Toffoli (Residencial Terra Nova), Professora Vilma Rodrigues Romero (Heimtal), José Gasparini (Cj. Farid Libos), Maestro Andrea Nuzzi (Jardim Igapó), Professor Carlos Zewe Coimbra (Jd Marabá) e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Abdias Nascimento (Cj. Hab. Pindorama), Prof. Vanderlaine Aparecida Rodrigues Ribeiro (Jd Maria Celina) e Marisa Arruda Dos Santos (Alto da Boa Vista).

Para Imprensa: outras informações podem ser obtidas com a responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, pelo (43) 3375-0113.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, especialista em Comunicação com o Mercado e Mestre em Ciência Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos