Cidade

Central de Vagas concorre a Prêmio Boas Práticas da ABRINQ

Ação está servindo de referência para outros municípios brasileiros para solucionar a fila de espera por vagas em creches

A iniciativa, formada em fevereiro de 2017, para organizar a fila de espera por vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos de Londrina está concorrendo ao Prêmio Boas Práticas, da Fundação Abrinq.  O objetivo da premiação é identificar, reconhecer e disseminar as práticas de gestões públicas que tiveram êxito e que podem vir a ajudar outros municípios a resolverem seus problemas cotidianos. Podem participar os municípios que aderiram ao Programa Prefeito Amigo da Criança, que também é da ABRINQ.

Para concorrer ao Prêmio Boas Práticas era necessário que os gestores municipais escolhessem um dos projetos que vêm sendo implantados na cidade e que podem servir de exemplo para outros municípios. Assim, após uma reunião técnica dos membros da Comissão do Programa Prefeito Amigo da Criança, a Central Única de Vagas de Londrina foi escolhida para concorrer nacionalmente.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, a Central de Vagas vem sanar um problema comum nos municípios brasileiros e pode servir de exemplo para outras gestões públicas. “Temos muito orgulho desse trabalho, porque ele pode ser replicado em outros municípios, visto que o Brasil tem um desafio gigantesco no que se refere à criação de novas vagas em creche. E nós, de Londrina, temos algumas estratégias para que isso aconteça, que são: um diagnóstico eficiente e o planejamento. A Central de Vagas nos dá essas informações para prestarmos um serviço público com muita qualidade e eficiência”, disse.

Para tanto, os membros da comissão precisaram preencher  formulários informando detalhadamente como surgiu a iniciativa, como ela vem sendo aplicada, quais benefícios ela tem trazido para os cidadãos, principalmente para o público mais jovem, como as crianças e adolescentes, e se a iniciativa pode vir a ser utilizada por outras Prefeituras. Após o preenchimento dos dados, o grupo precisou produzir um vídeo institucional de até 5 minutos, apresentando na prática à ação para os técnicos da ABRINQ.

Avaliação – Os técnicos da Fundação vão analisar as informações apresentadas por todos os municípios e vão eleger aquelas que podem servir de exemplo nacional. Para isso, eles usarão critérios de avaliação como: a estruturação do projeto, se ele pode ou já se tornou uma política pública, quais os resultados dessa ação, intersetorialidade da iniciativa, otimização de recursos públicos para colocar em prática o trabalho, entre outros.

Premiação – Em 1º de julho de 2020 será entregue a premiação, que conta com três categorias. A primeira trata do Reconhecimento Pleno de Prefeito Amigo da Criança; a segunda é o Destaque Nacional além de ter o engajamento em toda a gestão tiveram algum diferencial nas boas práticas; e a terceira categoria é o Prêmio de Boas Práticas, que é uma iniciativa pontual da administração pública visando solucionar problemas estruturais e tornar ações em políticas públicas.

Outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes pelo 3375-0022.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos