Projeto de Educação leva crianças a São Paulo
Com a iniciativa, alunos da rede pública com boas notas concorrem à viagem para um dos maiores parques aquáticos do Brasil

Pensando em estimular os estudantes da rede municipal de ensino a estudarem cada vez mais e obterem uma frequência adequadas nas aulas, na manhã desta terça-feira (19), foi realizado o sorteio das crianças, diretores e supervisores que vão viajar com tudo pago para a região de Vinhedo, no Estado de São Paulo. Juntos, eles poderão aproveitar com muita diversão dois dias no parque aquático Wet’n Wild, que é um dos maiores do Brasil.
A premiação faz parte do Projeto Conhecer, que é uma iniciativa da deputada federal Luísa Canziani, cujo objetivo é estimular as crianças da rede municipal de ensino a obterem boas médias em todas as disciplinas e frequentarem as aulas com assiduidade. Isso porque, para participar, é preciso estar cursando o 5º ano do ensino fundamental, ter uma frequência de, pelo menos, 85% em todas as matérias e obter média mínima de 7,5 em matemática e de no mínimo 7,0 em todas as outras disciplinas, durante o segundo e o terceiro bimestre do ano letivo.

“É um projeto muito especial porque, quando falamos em educação, é importante trazer outros elementos, como a meritocracia, para premiar os alunos que se dedicam e se empenham. Muitos ficam sonhando com a viagem e com participar desse momento. Assim, eles se dedicam o ano inteiro para alcançarem notas boas, terem uma frequência legal e se comportarem em sala de aula”, explicou a deputada federal.
Nesta edição, 44 escolas municipais de Londrina se inscreveram para participar. Destas, concorreram ao sorteio quase 700 alunos. Dez estudantes tiveram a sorte de serem contempladas com a viagem, além de mais cinco professores, um diretor e um funcionário da rede. Foram sorteados os seguintes alunos: região sul -Letícia Maria Yoshitoni e Ana Luiza de Araújo Medeiros, leste – Matheus Moraes Silveira e Eduardo de Freitas Bueno; oeste – Felipe Ferrarin Gusmão Teixeira Vilar e Elis Labella Campos; norte Sara Letícia Alves de Oliveira e Matheus Barbalho da Silva; rural – Amanda Apóstolo dos Santos e Emmanuela Marques Pelizon.
Os sortudos ganham a passagem área, a hospedagem e a alimentação inteiramente grátis, assim como as entradas para o parque. Os participantes podem aproveitar a estrutura do parque, que oferece várias piscinas, toboáguas, área com lago natural e mata nativa, e ainda 25 atrações para todas as idades.

“É uma oportunidade super bacana para as crianças, em que a ideia é premiar os alunos que não tiveram faltas e alcançaram boas notas. Quem dera mais pessoas estivessem interessadas nesse projeto, pois nós sempre ficamos felizes em sermos escolhidos para participar dessa iniciativa”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes.
A empresa Azul Linhas Aéreas doou o valor das passagens, o Parque Aquático concedeu desconto nos ingressos e a deputada federal destinou recursos de Ajuda de Custo para Mudança e Transporte, conhecido entre os deputados como auxílio mudança (recebido por eles no início e no final das legislaturas) para custear as despesas com o restante do valor das entradas no parque, a hospedagem, a alimentação e o transporte até o local.
O projeto Conhecer foi idealizado em 2001, pelo então deputado federal Alex Canziani e agora tem continuidade por meio de sua filha Luísa Canziani. Em Londrina, ele já está em sua oitava edição, sendo que mais de 100 crianças já tiveram a oportunidade de participar.
Outras informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3375-0022 ou com a assessoria de gabinete da deputada federal Luísa Canziani (obter número com o N.Com).