Sercomtel sobe no ranking das 100 maiores empresas de telecomunicações
Telecom e Contact Center pontuam em pesquisa nacional. Dados do Anuário Telecom 2019 mostram desempenho das empresas no ano passado
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A Sercomtel Telecom e a Sercomtel Contact Center estão entre as 100 maiores empresas do Brasil no segmento de telecomunicações e melhoraram seu desempenho, como aponta o “Anuário Telecom. 2019”, publicado pela Fórum Editorial. As duas, que são vinculadas à Prefeitura de Londrina, estão em 48º e em 83º lugar, respectivamente, cada uma delas subindo uma posição em relação ao ano anterior.
Os dados do anuário deste ano foram coletados em cima dos números do ano de 2018. A Fórum Editorial, com sede em São Paulo, faz a tradicional pesquisa desde 1991 e avalia as empresas do segmento telecom que atuam com oferta de produtos e serviços.
O Anuário Telecom compara as empresas, dentre outros fatores, pela evolução de sua receita líquida, uma vez que as vendas líquidas são o critério de avaliação mais adequado: são aquelas que, efetivamente, entram nos cofres das empresas.
A Sercomtel Telecom foi avaliada no segmento “Serviços de Telefonia Fixa”, área que no Brasil teve uma receita líquida de R$ 25,4 bilhões (18% do mercado). Neste segmento, dentre as 100 maiores empresas de telecom, a Sercomtel Telecomunicações classificou-se em 2º lugar do país, atrás apenas da empresa Oi.
Já a Sercomtel Contact Center, que está se transformando no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento, foi analisada no segmento “Serviços de Call Center”, área que no Brasil teve uma receita líquida de R$ 7 bilhões (5% do mercado). Neste segmento, classificou-se em 4º lugar do país, atrás das empresas Atento, Almaviva e AeC.
Receitas- A Fórum Editorial utilizou 19 indicadores para montar o quadro nacional das atividades de produtos e serviços na área das telecomunicações. São quesitos como receitas, patrimônios, lucros, ativos, giros dos ativos, rentabilidade, liquidez e despesas, entre outros.
No ano passado, por exemplo, a Sercomtel Contact Center teve uma receita líquida de R$ 17,4 milhões, obtendo um crescimento líquido de 0,5% em relação ao ano anterior. Enquanto que a Sercomtel Telecomunicações, passou de um prejuízo de R$ 4,4 milhões em 2017 para um lucro de 1,7 milhão em 2018, possibilitando que a empresa melhorasse sua posição no Anuário.
Na análise do presidente da Sercomtel Telecom, Cláudio Tedeschi, este resultado só foi possível devido à gestão do fluxo de caixa, que considerando o planejamento tributário da companhia, “deu ênfase à aquisição de créditos de ICMS com desconto para pagamento de seus tributos; à forte política interna de renegociação de contratos e de redução de custos e às reversões de provisões tributárias relacionadas às discussões judiciais que, ao longo dos anos anteriores, elevaram as despesas da companhia.”
A direção da Contact Center também comemorou o desempenho. “Esse resultado vem combinar com o momento atual que a empresa tá passando”, diz o presidente da Contact, Luciano Kühl. “É um trabalho já de algum tempo. Estamos tentando melhorar as condições de trabalho, a estrutura da empresa e buscando novos clientes, além de traçar ações para ampliar o nosso leque de atuação. Vamos atender a prefeitura de Londrina com a central 156 e, mais adiante, com o serviço de monitoramento”.
No geral – Segundo a publicação da Fórum Editorial, o fraco desempenho do PIB, o esfriamento do consumo e as altas taxas de desemprego impactaram a performance da indústria de telecomunicações no Brasil em 2018. O setor registrou um crescimento nominal de 2,38%, passando de R$ 165,9 bilhões em 2017 para R$ 169,9 bilhões em 2018.
Descontada a inflação de 3,75% do ano passado, porém, o resultado é um encolhimento de 1,32%. Em dólares, o mercado sofreu um baque ainda maior: foi de US$ 51,9 bilhões em 2017 para US$ 46,4 bilhões em 2018, queda de 10,47%, que se deve à valorização de 14,25% do dólar frente ao real no ano passado.
Texto: Sercomtel – Assessoria de Imprensa – (43) 3375-1114