Feira Afrocriativos reúne 30 expositores em Londrina
Toda a comunidade poderá conferir e adquirir diversos produtos e serviços vinculados à cultura negra

Nesta sexta-feira (22), a partir das 18h30, 30 afroempreendedores do município estarão reunidos no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss durante a Feira Afrocriativos. A ação integra a programação especial do Mês da Consciência Negra, e estará concentrada no pátio do Museu, que fica na Rua Benjamin Constant, 900, no centro.
Toda a comunidade poderá conferir e adquirir diversos produtos e serviços, em sua maior parte vinculados à cultura negra, como cabeleireiros afro e trancistas, artes plásticas, culinária, artesanato, dentre outros. No sábado (23), a Feira terá início pela manhã, às 10 horas, e vai até as 18h. No domingo (24), último dia, a atividade acontece das 10h às 16h.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Maria Eugênia de Almeida Pinto, a expectativa é que a Feira dê um novo ânimo para o Movimento Negro de Londrina e possibilite a aproximação entre diversas pessoas e entidades que realizam um trabalho voltado às questões raciais e sociais no município.
Complementar à Feira Afrocriativos, serão promovidas outras atividades, com foco em formação e capacitação no afroempreendedorismo. No dia 25 (segunda-feira), às 18h30, será realizada uma palestra no auditório da Prefeitura de Londrina, localizado na Avenida Duque de Caxias, 635 (2º andar), e será aberta ao público geral, de forma gratuita.
No dia 28, será realizada uma oficina voltada exclusivamente aos expositores, inclusive os da Feira Afrocriativos de Cambé. A atividade irá reunir 40 pessoas, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), sala 689, no 3º andar.
A Feira Afrocriativos é promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o apoio da Prefeitura de Londrina, em parceria com a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR/PR).
Outras atividades – Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realiza uma roda de conversa sobre o tema “15 anos de cotas: Desafios para uma educação mais democrática”, onde serão discutidos as experiências e resultados em torno dessa política afirmativa. A atividade acontece na própria Universidade, em dois horários, às 8h30 e 19h30, e é voltada a professores, servidores e alunos do local, além da comunidade em geral.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Maria Eugênia de Almeida Pinto, no telefone 3372-4370.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com