Cidade
Torneio marca encerramento do Projeto Futuro 2009
Serão realizadas atividades esportivas para promover a confraternização da equipe administrativa e executora com os jovens e crianças do projeto; os jogos começam amanhã e serão abertos a toda a comunidade londrinense
A Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), realiza, a partir de amanhã (dia 25) o festival de encerramento do projeto Futuro 2009. Até o dia 2 de dezembro, serão realizadas partidas esportivas entre os 105 pólos, das cinco regiões do município, atendidos pelo projeto no decorrer do ano.
Haverá apresentações de ginástica artística, taekwondo, caratê e disputas de algumas das 17 modalidades trabalhadas com as crianças e adolescentes, como: tênis e futebol de campo, vôlei, handball, basquete, futsal, atletismo, entre outras. Os palcos para atrações serão: Ginásio de Esportes do Moringão – rua Gomes Carneiro, n° 315 – e o campo de futebol do Zerão.
“É um campeonato entre todos, mas que não visa à competição, mas sim a confraternização dos jovens e de toda a equipe administrativa e executora do projeto, bem, como permite que os jovens conheçam locais diferentes, como o Moringão. Ao final do evento, todos serão premiados com troféus e medalhas”, completou o coordenador do Projeto Futuro, Edgar Marandola.
Segundo ele, o festival também serve para comemorar o atendimento mensal que o projeto promoveu durante 2009. “Trabalhamos com cerca de 6,5 mil crianças, que tiveram uma opção a mais de lazer e aprendizado. E é isso que nos estimula, ver que eles estão tendo uma formação social melhor”, avaliou o coordenador.
Marandola ainda falou da expectativa para o projeto no próximo ano, quando o recurso de R$ 390 mil deve ser ampliado para, aproximadamente, R$ 600 mil. “Estamos no caminho certo. Em comparação a 2008 já aumentamos a média de participantes. Agora, para 2010, esperamos atender mais jovens, promovendo a inclusão social e estimulando a prática esportiva”, finalizou.
O projeto
O objetivo do Projeto Futuro é buscar a inclusão social de crianças e adolescentes, entre sete e 17 anos, através da iniciação esportiva. A iniciativa atende a todas as regiões de Londrina, onde são criados pólos de apoio. Além dos profissionais da área de esporte, ainda há estagiários de diferentes instituições de ensino que auxiliam no ensino das modalidades esportivas. São elas: Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Centro Universitário Filadélfia (Unifil).
O projeto é financiado com recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da FEL, que prevê investimentos à pratica esportiva na cidade.
(Londrina, 24 de novembro de 2009)