Cidade

Maratona Verde estende calendário de ações

Eventos, antes programados para os dias 20, 21 e 22 de dezembro, ocorrerão em fevereiro

A Maratona Verde de Londrina, com ações previstas para os dias  20, 21 e 22 de dezembro, no Aterro do Lago Igapó, sofreu alteração no calendário. As novas datas serão 7, 8 e 9 de fevereiro e ocorrerão no mesmo local. O projeto é uma iniciativa do Santo Jornal, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), visando a plantação de árvores em pontos estratégicos do município.

Interessados em participar do programa já podem se inscrever pelo site da Maratona. O custo é de R$ 65,00. Pelo valor os participantes terão direito a frequentar os três dias de evento, receberão camiseta, boné e medalha do projeto e ainda ganharão árvores, plantadas em seus respectivos nomes, as quais serão tratadas e monitoradas durante três anos por empresas parceiras. A meta é que se consigam entre 20 a 40 mil inscritos até o dia 10 de janeiro – data de encerramento de cadastros. A partir de 1000 inscritos as árvores começarão a ser postas na cidade.

Rafael Kozan, organizador do evento, contou que este início de projeto ainda não vem surtindo grandes efeitos, porém espera mais adesões nos próximos dias. “Muitos se demonstram interessados para que este evento saia do papel, mas até agora poucos tomaram atitude. Precisamos de mais engajamento para restaurar o planeta. É um ato simples que será transformado em realidade caso as pessoas tenham força de vontade. Não adianta jogar a culpa em governos, escolas e igrejas, pois quem muda somos nós. Espero que as pessoas tenham consciência e participem do programa”, disse.

Eventos – O primeiro dia de eventos da Maratona Verde (7 de fevereiro) contará com a entrega de bonés e camisetas do projeto, além de medalhas que acompanharão um QR Code, o qual irá permitir ao participante observar o crescimento de sua semente via satélite, por meio de um celular. Nesta ocasião a atividade terá início às 9h e término às 18h.

Já para o dia 8, também das 9h às 18h, está sendo montada uma “gincana sustentável”, a qual terá como finalidade agraciar os maratonistas mais efetivos com premiações em dinheiro. Serão selecionados os primeiros 300 indivíduos, que se inscreverem no dia e local do evento, para fazerem parte desta ação. Os maratonistas irão formar dez grupos de 30 pessoas para realizarem provas teóricas e práticas que consistirão no quão sustentáveis os participantes são. As atividades teóricas abarcam o cálculo da pegada ecológica e a quantidade de CO2 emitida pelos indivíduos, já as práticas ainda estão sendo preparadas. O grupo vencedor irá repartir 30% do valor líquido arrecadado. Apenas os participantes da Maratona Verde poderão se inscrever neste evento.

Por fim, no dia 22, haverá uma confraternização que abarcará apresentações de líderes religiosos e cantores gospel. Até o momento estão confirmados os músicos Wagner Silva, que atualmente vive na Bélgica, e Wesley Lima. Nesta oportunidade, o evento terá início às 14h com previsão de encerramento às 19h.

Onde ocorrerão os plantios? – Todas as árvores plantadas pela Maratona Verde serão destinadas a locais com baixos níveis de arborização. No perímetro urbano a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) está mapeando zonas que correspondem às exigências. Já para a região rural, empresas que possuem propriedades com carência de áreas verdes podem acessar o site da maratona e solicitar o plantio. “Os produtores rurais, além de poderem reflorestar as áreas nativas, vão favorecer a cidade a atingir a meta do Banco Mundial de Credito e Carbono, o qual paga para o município um certo valor pela quantidade de carbono resgatado. Ou seja, Londrina também ganha com esta ação”, explicou Kozan.

Árvores na caixinha – Serão vendidas, pelo site do evento, árvores em caixinhas. Estes itens consistem em mudas de 30cm para serem plantadas pelo próprio indivíduo que adquirir. O produto ainda não está disponível, porém o valor terá um custo em torno de R$ 25,00.

A Maratona Verde é uma realização do Santo Jornal, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e conta com apoio da SEMA; do viveiro, Flora Londrina; da empresa de monitoramento, Flora ID; da TV Tarobá; da Artenge Construtora; do leilão digital, Vale Leilões; e da empresa de baterias automotivas, Guaporé Baterias.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o dono do Santo Jornal e idealizador do projeto, Rafael Kozan – telefone disponível no N.Com – 3372-4188.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos