Cidadão
Conferências municipais apresentam resultados positivos
A IV Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Álcool e outras Drogas e a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial foram importantes para discussão de novas diretrizes de ações públicas, como para a eleição dos representantes dos Conselhos
A Prefeitura de Londrina promoveu durante a última sexta-feira e sábado (dias 26 e 27) mais duas conferências com o intuito de tornar mais democráticas as discussões das políticas públicas do município para melhorar a qualidade de vida da população londrinense. Nessa ocasião, os debates serviram para avaliar os temas relacionados à promoção da igualdade racial e ao tratamento e prevenção do uso de drogas, como o álcool.
Segundo a gestora pública municipal de Promoção da Igualdade Racial, Fátima Beraldo, a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial atendeu as expectativas, pois conseguiu reunir os diferentes segmentos para discutir o cenário no município e fortalecer os projetos existentes de incentivo à igualdade. “Foi um encontro que ajudou a ampliar o diálogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais no sentido de estabelecer políticas públicas efetivas que viabilizem a igualdade racial em Londrina”, destacou.
Fátima ainda relatou que o evento também conseguiu alcançar outra meta importante: eleger os 15 representantes titulares e suplentes da sociedade civil para formar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR). “Esta era uma das vertentes da conferência. Agora, vamos esperar a indicação, feita pelo prefeito, dos outros 15 membros que vão compor o grupo durante o biênio de 2009-2011”, comentou.
A II Conferência de Promoção da Igualdade Racial contou com a participação de cerca de 70 pessoas de 25 entidades. O anúncio do prefeito Barbosa Neto sobre os 15 representantes deve ser feita até o final do mês de dezembro.
Álcool e outras drogas
Outro encontro realizado no dia 27 consistiu na IV Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Álcool e outras Drogas, que teve como objetivos: avaliar a realidade da situação do consumo de álcool e outras drogas e suas conseqüências no município; indicar as diretrizes da política municipal para o biênio subseqüente ao de sua realização; avaliar as decisões administrativas e ações do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Álcool e Outras Drogas (Comad); aprovar e dar publicidade às suas resoluções registradas em documento final; eleger representantes titulares e suplentes da sociedade civil no Comad, com mandato para o biênio 2009-2011.
A presidente da comissão organizadora da conferência, Vera Lúcia Feliciano Lopes, também avaliou o encontro como positivo, destacando a participação do segmento dos usuários. “Foi um encontro democrático, muito importante para discutir o tema e tentar não só solucionar, como também prevenir problemas com drogas. É legal porque a comunidade vê que agora há um grupo preocupado por aparar pessoas que antes eram excluídas da sociedade. Mais um avanço que demos nesse sentido”, falou.
De acordo com ela, a conferência ainda serviu para eleger os nove representantes titulares e suplentes da sociedade civil organizada que vão formar, junto de mais nove membros escolhidos pelo prefeito Barbosa neto, o Comad. “Serão oito representantes do poder público municipal executivo e mais um do poder legislativo que serão escolhidos até o começo do próximo mês”, completou a presidente.
A IV Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Álcool e outras Drogas recebeu cerca de 200 pessoas. O encontro, promovido pela Prefeitura de Londrina e Comad, contou com o apoio do Conselho Estadual de Psicologia “CRP” – 8ª Região, Fundação Tamarozzi, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e secretarias municipais de Saúde e de Governo.
(Londrina, 30 de novembro de 2009)