Equipes envolvidas com a pessoa idosa participam de capacitação
O evento, que ocorrerá nos próximos dois dias (27 e 28), irá abordar políticas públicas, trabalhadas no Japão, sobre o atendimento ao idoso

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI), em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e com o Conselho Municipal do Idoso (CMDI), irá promover nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), das 14h às 16h30, uma capacitação sobre políticas públicas de atendimento ao idoso. O evento, que será ministrado pela assistente social japonesa, Mifue Kadobayashi, ocorrerá na sede da Aliança Cultural Brasil–Japão, localizada na Rua Paranaguá, 1.782, no centro.
Destinada apenas para servidores da SMI, conselheiros do CMDI, educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e profissionais de entidades conveniadas (Asilo São Vicente, Lar dos Vovôs e das Vovós, Lar Maria Tereza e Casa Dia), o curso tem como objetivo divulgar uma nova forma de atuação com os idosos, baseada em experiências praticadas no Japão.
No primeiro dia de atividades (27) haverá uma palestra com o tema “Principais Políticas Públicas no Atendimento à Pessoa Idosa no Japão”. O intuito é analisar o que as equipes técnicas japonesas, envolvidas com o público idoso, estão realizando no âmbito de atendimento de seus participantes.
Já na quinta-feira (28), as “Práticas para o Envelhecimento Saudável”, como o Tai So e uma oficina de memória, serão aprofundadas. “A SMI, através dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), já trabalha com algumas técnicas e jogos de memória. Nesta capacitação, porém, a senhora Mifue irá abordar dinâmicas diferentes de como isto é realizado no Japão. É algo para que possamos replicar e também uma forma de refletirmos sobre a nossa prática. Embora seja outro país, outro contexto, fazemos reflexões sobre aquilo que está dando certo e adaptamos ao nosso dia a dia”, contou a assessora técnica da SMI, Luciana Alvarez.
Ao final do curso os participantes receberão um certificado de conclusão. Cerca de 30 a 40 pessoas estão previstas para comparecer.
JICA – É uma agência governamental independente que coordena a Assistência Oficial ao Desenvolvimento em nome do Japão, comumente conhecida pelo acrônimo de JICA, do seu nome em inglês, Japan International Cooperation Agency.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas a assessora técnica da SMI Luciana Alvarez (43) 3375-0225.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com