Alunos de escolas municipais participam de formatura do PROERD
Cerca de 1.500 pessoas devem participar da solenidade, que contará com a presença da secretária de Educação e do Tenente-Coronel, Mário Jorge Alves Lopes

Nesta quinta-feira (28), às 19h30, 1.300 estudantes da rede municipal de ensino vão participar da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), do Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), da Polícia Militar do Paraná (PM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A formatura acontecerá na quadra do Colégio Estadual Vicente Rijo, que fica na Avenida Juscelino Kubitscheck, 2.372, esquina com a Avenida Higienópolis.
Os pais e responsáveis pelos alunos foram convidados para presenciar o momento, que contará com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, e do Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), Tenente-Coronel Mário Jorge Alves Lopes. O prefeito Marcelo Belinati também foi convidado para a solenidade. Cerca de 1.500 pessoas, entre autoridades, alunos e familiares devem acompanhar a formatura.
Durante 10 encontros do PROERD, que aconteceram desde junho deste ano, os estudantes dos quintos anos da rede pública tiveram a oportunidade de aprender mais sobre drogas, violência, bullying, comunicação verbal e não verbal, pressão sofrida pelas crianças, a importância da construção de uma rede de ajuda, sobre como pesar os prós e contras de cada decisão, qual a postura adequada diante de cada uma delas e outros assuntos relevantes.
Ao todo, 17 escolas municipais participaram das atividades com os instrutores da Polícia Militar do Paraná, que deram aulas e utilizaram uma cartilha especial. O objetivo do PROERD é preparar as crianças para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, de forma que consigam utilizar as estratégias mais adequadas para resistirem à oferta de ilícitos e do uso da violência.
Para a responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, é importante que as escolas e a Polícia Militar levem o debate sobre questões como a violência, os perigos dos usos de drogas e de práticas ofensivas como o bullying, porque isso ajuda as crianças a tomarem consciência de sua responsabilidade com seus atos e as consequências que cada ação pode gerar.
“Isso porque, no próximo ano letivo, os atuais alunos dos quintos anos passam a integrar o quadro de estudantes da rede estadual de ensino e, por isso, alguns precisam mudar de escola. Com a mudança de ambiente, as crianças, muitas vezes, sentem a necessidade de fazerem novas amizades e se sentirem pertencentes ao novo grupo de colegas e amigos, o que pode levá-los a se envolverem com situações mais delicadas. Por isso, é importante que eles recebam informações que os ajudarão a tomar as decisões corretas”, disse Cordeiro.
Por meio do PROERD, a Polícia Militar realiza atividades na escola e na comunidade, visto que as crianças levam tarefas para serem feitas junto aos pais e responsáveis. Dessa maneira, eles aprendem que cada atitude tem consequências e que elas afetam a condução da vida de cada pessoa, tanto positiva quanto negativamente. “Os alunos precisam estar preparados para enfrentar os desafios do dia a dia e a tomarem as decisões corretas. Além de ser uma formação pedagógica, é uma formação que eles levarão para a vida inteira”, completou a responsável pelos projetos pedagógicos.
Escolas participantes – nesta primeira etapa participaram as Escolas Municipais Zumbi dos Palmares; Atanázio Leonel, Professora Cláudia Rizzi; América Sabino Coimbra; Eurides Cunha, José Garcia Villar, Professora Jovita Kaiser e Professor Juliano Stinghen.
A expectativa dos organizadores é que as 87 escolas municipais de Londrina participem do programa. Por isso, as atividades continuarão assim que iniciar o próximo ano letivo, em 4 de fevereiro de 2020. A intenção é que mais instrutores da Polícia Militar possam participar das atividades de formação com os alunos.
História – O PROERD surgiu no Paraná em 2000. Foi aplicado em Londrina durante anos, porém, há mais de uma década ficou interrompido. Ao todo, mais de 1.6 milhão de crianças já passaram pelo programa no Paraná. Atualmente, na região próxima a Londrina, estão participando os municípios de Apucarana, Arapongas, Ibiporã, Jataizinho.
A iniciativa da PM é uma complementação pedagógica em prol do desenvolvimento da cidadania e segue o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de acordo com os objetivos dos parâmetros curriculares, definidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Outras informações podem ser obtidas com a a responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, pelo 3375-0113.