Cidadão
Barbosa Neto confirma Restaurante Popular em Londrina
Cidade foi pré-selecionada no edital de Justificativa nº 12, publicado no dia 24 de novembro, pela União; prefeito recebeu a confirmação em visita a Brasília
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, confirmou hoje (dia 30), que a cidade terá o Restaurante Popular do governo Federal. O prefeito esteve em Brasília, na última sexta-feira, e recebeu a confirmação em encontro com o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho e os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.
De acordo com o prefeito, Londrina foi pré-selecionada no edital de Justificativa nº 12, publicado no dia 24 de novembro, pela União. “É um edital que selecionou municípios que atendiam as exigências para ter um Restaurante Popular porém não foram habilitados no primeiro edital”, afirmou Barbosa Neto.
Além de Londrina, foram pré-selecionada no edital de Justificativa nº 12, os municípios de Francisco Morato/SP; Hortolândia/SP, Sinop/MT e Palmas/TO. As exigências para receber um Restaurante Popular são população acima de 100 mil habitantes, imóvel disponível para a instalação do programa e não ter ainda um Restaurante Popular apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
“O próximo passo é incluir a documentação e os dados no Siconv, sistema de convênios do governo Federal, que já vamos fazer ainda esta semana”, declarou Barbosa Neto. O governo Federal está disponibilizando mais R$ 7 milhões para atender as cidades pré-selecionadas. Conforme o Ministério, houve suplementação orçamentária para o Programa, permitindo a ampliação dos proponentes selecionados.
“Eu quero agradecer todo o apoio que a cidade recebeu para que viabilizássemos o Restaurante Popular. Um agradecimentos aos ministros Paulo Bernardo e Patrus Ananias; ao londrinense Gilberto Carvalho, que é chefe de gabinete de Lula e sua irmã, Márcia Lopes, que batalharam por Londrina. O meu melhor muito obrigado”, afirmou.
Barbosa ainda comentou da ajuda do senador Osmar Dias, que esteve em Londrina, no dia em que o prefeito recebeu a notícia da perda do Restaurante por falta de documentação, em setembro. “No mesmo dia, ligamos para o ministro Patrus e encaminhamos ofício. Não faltou vontade da administração, do prefeito e sua equipe e de todos os parceiros do governo para tornar real o Restaurante Popular”, completou.
(Londrina, 30 de novembro de 2009)