Defesa Civil participa de simulado de incêndio em empresa comercializadora de gás
A ação tem como foco o aperfeiçoamento das ações de segurança para evitar ou amenizar danos em situações de acidentes ou desastres

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio dos agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) participou na tarde de ontem, quarta-feira (27), de um simulado em uma empresa comercializadora de gás, localizada no pool de combustíveis de Londrina. Participaram também agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e do Corpo de Bombeiros.

O evento simulou um vazamento de grande proporção e que contou, inclusive, com simulação de resgate de pessoas feridas. A ação faz parte de um plano de treinamento que acontece a cada dois meses e visa minimizar os efeitos de um desastre.
De acordo com Luiz Zamparo, técnico de segurança do trabalho da empresa, é importante sempre manter a equipe treinada. “O treinamento da nossa brigada de incêndio acontece a cada quinze dias. Já o simulado, a cada dois meses. Nosso objetivo é agregar valor à brigada, ao todos temos 42 profissionais, e do PAM (Plano de Ação Mútua) de Londrina. O simulado é fundamental para nós”, contou.

O Plano de Ação Mútua (PAM) é formado por algumas empresas que trocam informações entre si para uma eventual necessidade de apoio em caso de acidentes de grandes proporções. O trabalho inicial é feito por brigadistas e demais pessoas capacitadas até a chegada do Corpo de Bombeiros, em caso de incêndio por exemplo.
A função da Defesa Civil, em eventos como esse, tem por objetivo avaliar as ações de segurança, diretrizes e protocolos a serem observados em caso de emergência. Em uma situação real os integrantes da coordenadoria são os responsáveis por pensar nas medidas que deverão amenizar efeitos colaterais, bem como acionar os demais órgãos de segurança pública, entre outras secretarias.
Texto: Bruno Amaral/Defesa Social