Cidade

Shoppings de Londrina abrem sábado para vacinação contra Sarampo

Profissionais de saúde vão aos quatro maiores centros para vacinar os jovens de 20 a 29 anos, das 12h às 18h; será o último “Dia D” contra o sarampo

Devido à baixa procura dos jovens em busca da imunização contra o sarampo, neste sábado (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar o último “Dia D” de vacinação contra a doença. A novidade dessa edição é que os profissionais da saúde estarão nos quatro maiores Shoppings Centers de Londrina, das 12h às 18h.

Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Londrina investe em uma ação de vacinação extramuros em parceria com os grandes centros comerciais da cidade. Com isso, os jovens de 20 a 29 anos de idade poderão tomar a vacina nos seguintes estabelecimentos: Catuaí Shopping Londrina; Boulevard Londrina Shopping; Londrina Norte Shopping e no Royal Plaza Shopping.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, a ideia surgiu após a constatação de que este público tem mais dificuldade em procurar as Unidades Básicas de Saúde para se imunizar. Por isso, pensando em encontrá-los nos ugares que eles costumam frequentar foi firmada a parceria.

Além disso, com os trabalhos de cerca de 80 servidores municipais da SMS nos Shoppings Centers, não será necessário abrir as Unidades Básicas de Saúde durante o sábado. Isso gerará muita economia financeira para os cofres públicos, pois segundo Machado, para abrir as 54 unidades de saúde, a Autarquia de Saúde investe próximo de R$ 100 mil por sábado. Com a parceria inédita, o custo não ultrapassará R$ 15 mil, ou seja, 85% a menos do que com a abertura das UBSs.

“Os profissionais de saúde estarão nos shoppings, com 20 mil doses disponíveis para a vacinação dos jovens de 20 a 29 anos. É importante que eles procurem se imunizar, pois já temos o vírus circulando no Município e a faixa etária mais afetada é a deles. Além disso, este será o último Dia D de vacinação contra o Sarampo”, salientou Machado.

Documentos – Para receber a dose da vacina é necessário que o cidadão esteja com a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto, que pode ser o RG ou a carteira de motorista, por exemplo. Os jovens até 29 anos devem tomar duas doses da vacina. A partir dos 30 anos, apenas uma dose é suficiente para a prevenção e, acima de 50 anos, a população não deve se preocupar, pois não há recomendação da imunização.

Transmissão – O sarampo é uma virose de transmissão respiratória, por isso, é de fácil transmissão. Seu contágio se dá pelo ar, por meio de tosse, espirros, fala ou respiração. Com isso, não é preciso permanecer muito tempo com o doente para estar exposto ao vírus. Ele é transmitido na fase em que o doente tem febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e perdura até quatro dias depois do aparecimento das manchas vermelhas, segundo o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz.

Sintomas – Os sintomas mais comuns são febre alta, conjuntivite associada, olhos lacrimejantes e aversão à luminosidade, coriza, vermelhidão pelo corpo, mal-estar e tosse seca persistente. Após três dias de febre alta, em média, surgem as manchas avermelhadas pelo corpo, que duram cerca de 7 a 10 dias. O paciente fica convalescente devido à doença.

Pontos de vacinação
Catuaí Shopping Londrina – Rod. Celso Garcia Cid, 377, em frente à Loja Pernambucanas.
Boulevard Londrina Shopping – Av. Theodoro Victorelli, 150, no espaço disponível para a Secretaria Municipal de Fazenda.
Londrina Norte Shopping – Rua Américo Deolindo Garla, 224, em frente ao antigo posto do Detran.
Royal Plaza Shopping – Rua Mato Grosso, 310 – Centro, segundo piso. Se a pessoa utilizar a entrada da Rua Maranhão, o posto de vacina estará próximo aos elevadores.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário de Saúde, Felippe Machado, pelo 3372-9434 ou 3372-9430.
Texto: Ana Paula Hedler

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos