Idosos participam de passeios a Instituições de Longa Permanência
A ação faz parte do Projeto Conviver, que tem o intuito de garantir uma socialização entre idosos do município com frequentadores de ILPIs e da Casa Dia

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI), por meio do Projeto Conviver, irá realizar, neste mês de dezembro, diversas visitas a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e à Casa Dia de Londrina. O objetivo é promover uma socialização entre idosos do município com os frequentadores destes centros. Interessados, acima de 60 anos, podem se inscrever pelos telefones dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), 3373-0090 (Norte), 3375-0334 (Oeste) e 3375-0307 (Leste).
O primeiro passeio ocorrerá nesta terça-feira (3), das 14h às 16h, na Sociedade Espírita de Promoção Social (SEPS), conhecida como Lar das Vovozinhas. Na oportunidade, bem como nas demais visitas, haverá uma apresentação cultural, produzida pela contadora de histórias, Flávia Harue, sobre o Natal. O SEPS conta com, aproximadamente, 72 idosos e fica na Rua Araguaia, 589, no Jardim Agar. Para este evento, 30 vagas estão sendo ofertadas.
Já na quinta-feira (5), também das 14h às 16h, a confraternização será na Casa Dia, uma instituição onde idosos semidependentes, de graus I e II, frequentam de segunda a sexta-feira, durante os períodos da manhã e da tarde (8h às 17h). O local conta com 15 pessoas e estão previstas mais 35 para a visita.
Na quinta-feira seguinte (12), a mesma atividade acontecerá no Lar Maria Tereza Vieira (LMTV), que possui 70 frequentadores. Já no dia 18 de dezembro, a ação ocorre no Asilo São Vicente de Paula (ASVP). Em ambos o evento será das 14h às 16h. Para o LMTV foram disponibilizadas 40 vagas, enquanto que para o ASVP são apenas 30.
“Serão momentos de socialização. Os idosos vão interagir e participar de atividades. Vão sair da rotina do dia a dia. Quem não gosta de receber uma visita? Será bem agradável e trará motivação para quem está nas instituições de longa permanência”, contou a assistente social da Gerência da Pessoa Idosa, Márcia Barra.
Oficinas – Para a realização destas visitas estão sendo promovidas, desde o dia 19 de novembro, oficinas, por meio de todos CCIs, com intuito de confeccionar coraçõezinhos de feltro, os quais servirão de presentes para os idosos das ILPIs e da Casa Dia. Ao todo o objetivo é produzir 300 peças.
Estas atividades são ministradas pela programadora cultural, Elsie de Almeida. Os próximos eventos acontecerão terça-feira (3), a partir das 9h, no CCI Leste, e nos dias 10 e 17 de dezembro, no CCI Oeste, das 14h às 15h. As inscrições podem ser feitas através do telefone destes centros.
“Essas ações são importantes tanto para os idosos das Instituições de Longa Permanência quanto para os dos Centros de Convivência. Elas contribuem para a qualidade de vida e fazem vínculos comunitários. As novas experiências são bacanas. É necessário ter momentos de lazer em qualquer fase da vida”, disse a gerente de Articulação Comunitária da SMI, Rosely Sonoda Gomes.
Projeto Conviver – Ocorre desde 2017, é uma organização da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), por meio da Gerência de Atenção à Pessoa Idosa e da Gerência de Articulação Comunitária, com intuito de proporcionar convivências entre frequentadores das ILPIs com idosos de todo o município.
Outras informações podem ser obtidas com a gerente de articulação comunitária da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), Rosely Sonoda Gomes, através do número 3375-0334.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com