Cidadão
Economia Solidária e artistas londrinenses lançam produtos
Parceria possibilitou a criação estilizada de camisetas, bolsas, sacolas, blocos e cartões artesanais; as criações têm como objetivo principal dar visibilidade aos artistas e grupos da Economia Solidária de Londrina
“Trama, Trabalho e Arte”. Este é o nome dado a solenidade de lançamento de camisetas, bolsas, sacolas, blocos e cartões artesanais produzidos, pelos grupos participantes do Programa de Economia Solidária, através da estilização de obras de artes plásticas e pinturas em telas de artistas londrinenses. O evento ocorre na próxima sexta-feira, dia 11, das 18h às 20h, no Centro Público de Economia Solidária, que fica na avenida Juscelino Kubitscheck (JK), n° 1.278.
De acordo com a coordenadora da Economia Solidária, Sandra Nishimura, a iniciativa serve para valorizar os trabalhos dos artistas da cidade, bem como os produtos feitos pelos participantes do Programa. “É uma maneira de divulgar a cidade por meio das produções e estimular. Além disso, para o nosso grupo de trabalho, é mais um oportunidade de renda”, disse.
A diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, também enalteceu a importância do lançamento dos produtos. “É uma ferramenta interessante para permitir que a população conheça mais sobre os marcos históricos da cidade em que ela vive, como o ciclo do café”, lembrou, fazendo referência a uma das telas que vai virar estampa de uma das camisetas.
Além da exposição e comercialização dos produtos do “Trama, Trabalho e Arte”, o encontro ainda vai oferecer à comunidade opções gastronômicas e de lazer, com a comercialização de lanches, também feitos pelo grupos de Economia Solidária, e com a apresentação instrumental de violão da banda Farofa Duo. O evento é uma parceria da Economia Solidária com o Museu de Arte de Londrina, com o Programa do Voluntariado Paranaense de Londrina (Provopar-Ld) e com a Incubadora Tecnológica de Empreendimento Solidário da UEL (INTES).
A visitação poderá ser feita até o próximo dia 15, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h. Após esse período, os produtos estarão disponíveis em pontos itinerantes, como no Shopping Catuaí; na Biblioteca Pública Municipal Pedro Parigot Viriato de Souza; na Feira de Economia Solidária (Feisol); em algumas agências da Caixa Economia Federal; Aeroporto de Londrina/José Richa; entre outros.
O Programa Municipal de Economia Solidária consiste no trabalho intersetorial da Prefeitura de Londrina, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência, com apoio do Provopar Londrina. O objetivo é apoiar as iniciativas coletivas de trabalho e renda que se organizam com base nos princípios da economia solidária: cooperação, autogestão e solidariedade.
(Londrina, 8 de dezembro de 2009)




