Cidadão

Inclusão da Memória Indígena é tema de exposição no Museu Histórico

A exposição é gratuita e conta com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)

No sábado (7), das 10h às 15h, será aberta a  exposição permanente de Inclusão da Memória Indígena no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Essa ação é uma parceria entre produtores culturais de Londrina, a diretoria do Museu e representantes das três etnias indígenas da região, Xetá, Guarani e Kaingang.

A entrada é gratuita, e o público poderá ver painéis com fotos e textos, cenários e peças tridimensionais que retratam fatos históricos, além de elementos da cultura das três etnias. O trabalho contou com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Para a produtora cultural e uma das organizadoras do evento, Fernanda Nasser, a oposição possui grande valor para a comunidade. “Essa exposição é muito importante para o processo educacional e o enriquecimento da memória local. Traz uma narrativa histórica dessas etnias e também como vivem atualmente, preenchendo uma lacuna na narrativa da história de Londrina que havia na exposição permanente do Museu”, ressaltou.

Mostra Cultural Kaingang – No mesmo dia, ocorrerá a 5º Mostra Cultural Kaingang, que contará com a exibição de filmes indígenas, exposição de fotos da comunidade da Terra Indígena do Apucaraninha, comidas típicas kaingang, apresentação de grupos de dança e uma oficina de cestaria tradicional kaingang.

Esse evento é o encerramento do projeto “Mostras da Cultura Kaingang” que recebeu incentivo do Programa de Fomento e Incentivo a Cultura do Paraná e patrocínio da Copel – Companhia de Energia do Paraná.

O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30, aos sábados das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, já aos domingos, o público pode visitar das 13h30  às 17h. Está localizado na Rua Benjamin Constant, 900, no centro.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com organizadora do evento, Fernanda Nasser, pelo  3323-0082.

Texto João Henrique Maia sob supervisão dos profissionais do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos