SEMA promove capacitação para proteção de nascentes
São 1.416 pontos de nascentes na cidade; curso ofertado em parceria com a EMATER teve participação de servidores e apenados do CRESLON

Com o objetivo de proteger, de forma ainda mais eficaz, as nascentes que existem em Londrina, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) promoveu, nesta sexta-feira (13), uma capacitação teórica e prática sobre o tema. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o projeto Água Limpa do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), teve a participação de 22 pessoas, entre técnicos e servidores da SEMA juntamente com apenados do Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON).

Realizado no Parque Arthur Thomas, onde fica a sede da SEMA, o treinamento envolveu a identificação de quatro nascentes situadas dentro do parque. Os participantes aprenderam como proteger e recuperar nascentes de água usando uma tecnologia de baixo custo, com a mistura de solo e cimento, e uso de pedra rachão e tubulação. A medida deverá ser aplicada pela SEMA, em especial nos fundos de vale de Londrina, sendo que a estimativa é que a cidade possua 1.416 pontos de nascentes.
De acordo com o secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, o treinamento visa ainda oferecer aos apenados do CRESLON, que possui convênio com o Município para execução de serviços operacionais, uma certificação que permita a reinserção destas pessoas no mercado de trabalho. “O Paraná possui 250 mil nascentes cadastradas, e existem empresas que já executam esse trabalho com os produtores rurais. Então esse aprendizado poderá ser utilizado por essas pessoas não só em Londrina, mas em várias cidades, graças a essa qualificação. É uma iniciativa de cunho social e com melhoria direta do cuidado ambiental”, frisou.

Behrend complementou que além de aprender a identificar as nascentes, o curso ensina onde e como deve ser feita a intervenção para proteção, melhorando a qualidade e a vazão. “Isso é algo que a SEMA ainda não tinha o conhecimento para executar, então a proteção das nascentes era feita somente com plantio. Essa ação vai se somar ao nosso trabalho, ou seja, teremos um incremento no cuidado com essa nascente”, comentou.
O curso foi ministrado pelo técnico da EMATER, doutor Ricardo Augusto da Silva. “Foi uma ótima oportunidade orientar e treinar o pessoal em um parque maravilhoso, que é o Arthur Thomas. Nossa intenção é expandir esse trabalho do projeto Água Limpa, em parceria com a SEMA”, adiantou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, pelo 3372-4758.