Cidade
Badminton londrinense fecha o ano com 145 medalhas
Na última etapa do Circuito Paranaense, realizada no Santa Mônica Clube de Campo, em Curitiba, os atletas conquistaram mais 35 medalhas, a maioria de ouro
Os atletas londrinenses de badminton têm muito o que comemorar este ano. Na quarta e última etapa do Circuito Paranaense de Badminton, que aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro, os 26 atletas londrinenses subiram ao pódio 35 vezes para receber medalhas: 15 delas foram de ouro, 11 de prata e mais 11 de bronze.
A conquista se soma às 111 medalhas já conquistadas este ano, totalizando 145, um número bastante expressivo para a modalidade. “Muitos dos atletas começaram a treinar há cerca de um ano e meio apenas, mas a equipe está a cada dia em uma melhor posição no ranking estadual e ganhando espaço em nível nacional”, afirmou o técnico londrinense Adriano Fiori.
Esta última etapa do Paranaense contou com cerca de 120 atletas das cidades de Toledo, Pato Branco, Assis Chateubriand, Curitiba e Londrina. No dia 12, sábado, foi realizado um jantar de confraternização e premiação dos melhores do ano no esporte paranaense. O técnico da equipe londrinense, Adriano Fiori, foi premiado como uma das personalidades do ano.
Fiori acredita que a categoria de base do esporte está no rumo certo em Londrina. “Muitos dos atletas premiados tinham entre 10 e 15 anos”, afirmou. “Temos muitos jogadores de base pensando em melhorar ainda mais para brigarem pelas vagas na olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro”.
Próximos passos – O ano de 2009 foi bastante produtivo para o badminton londrinense. Foi realizado o segundo circuito municipal, além da segunda edição da Copa Norte, e a equipe garantiu participação no circuito paranaense e na seletiva para o Pan Americano, que aconteceu em Campinas, em maio.
Para 2010, o início dos treinamentos está previsto para a semana do dia 10 de janeiro. De acordo com Fiori, a equipe londrinense depende da divulgação do calendário de competições nacionais para que seja possível montar os regionais.
“O que já está pré-planejada é a realização de uma nova seletiva para o Pan-Americano, na categoria junior, que deve acontecer em março, um Campeonato Nacional na categoria adulto, além do circuito paranaense, que provavelmente acontecerá entre novembro e dezembro”, adiantou.
(Londrina, 22 de dezembro de 2009)