Cidade
Nova coordenadora do Sine prevê melhorias para 2010
Neiva Sefrin detalhou o planejamento para o próximo ano, onde estão previstas a mudança de sede, qualificação dos funcionários e do atendimento ao trabalhador
A nova coordenadora da Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (Sine), Neiva de Cássia Vieira Sefrin, assumiu o cargo e já planejou metas para o ano de 2010. Responsável pela intermediação da mão-de-obra, certificação profissional, informações acerca do mercado de trabalho, empreendedorismo e qualificação social e profissional, o Sine é muito procurado por trabalhadores, principalmente os que estão em busca de um novo posto profissional e os que acabaram de sair de uma empresa e precisam solicitar o seguro desemprego.
Segundo Neiva Sefrin, a primeira medida para melhorar o atendimento a essas pessoas será a mudança da sede da instituição, que deve ocorrer em fevereiro de 2010. A nova sede será maior, com mais estrutura e capacidade de atendimento, especialmente às pessoas com deficiência.
Serão oferecidos cursos de capacitação definidos pelo Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A entidade buscará também a formação de parcerias junto às instituições de ensino superior da cidade, para atender o trabalhador em todas as suas necessidades detectadas, bem como aprimorar o perfil profissional dos candidatos ao seguro desemprego, para que possam reingressar rapidamente ao mercado de trabalho.
Haverá ainda a possibilidade do trabalhador visualizar as vagas de trabalho oferecidas pelo Sine diretamente no site da Prefeitura (www.londrina.pr.gov.br), com prioridade aos postos que mais se aproximem do candidato. A nova coordenadora explicou também que, em recente viagem a Brasília, avaliou propostas do Ministério do Trabalho que visam à melhoria no pedido do seguro desemprego. “A intenção é que, até o final do ano que vem, o próprio empregador que demitir o funcionário solicite o seguro desemprego, caso as normas para o benefício sejam atendidas. Isso vai agilizar muito o processo, pois o trabalhador não precisará mais comparecer ao Sine para dar entrada no pedido”, afirmou.
Outras medidas para 2010 são a capacitação dos funcionários técnicos já existentes, aliada à tentativa de ampliação do quadro de funcionários junto ao Ministério do Trabalho. Também será dada maior atenção aos portadores de necessidades especiais, que receberão atendimento personalizado de assistentes sociais e psicólogos.
Currículo da nova coordenadora
Natural de Londrina, Neiva de Cássia Vieira Sefrin é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela fez pós-graduação em Gestão e Planejamento de Projetos Sociais, além de especialização em Administração Pública. Prestou serviços de assistência social aos municípios de Rolândia e Centenário do Sul.
Tornou-se funcionária da Prefeitura de Londrina em 1995, no cargo de Gestora Social. Exerceu as funções de assessora técnica nas Secretarias Municipais de Assistência Social e da Mulher, assim como na Caixa de Assistência e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml). Participou da organização do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Londrina no ano de 1995, além de conselhos como de Assistência Social, Desenvolvimento Rural, Saúde e Direitos da Criança e Adolescente.
Foi coordenadora pedagógica do curso de Pós Graduação em Responsabilidade Social Corporativa e Organizações do Terceiro Setor da UNESPAR/FECEA, em 2003. Atualmente, preside o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina.
(Londrina, 30 de dezembro de 2009)