Cidade

Londrina ganha Centro de Educação Profissionalizante

Prefeito anunciou unidade que atenderá 3.900 alunos e será instalada no jardim Catuaí, na região norte; estimativa para funcionamentos dos cursos é de seis meses  



86b3b753dcb5f0a48d4f2b51c329aa7cLondrina terá um Centro de Educação Profissionalizante na região norte para atender 3.900 alunos em cursos técnicos na área de saúde, comércio e indústria. O total de investimentos no centro é de R$ 12 milhões e os recursos vêm do programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação. O anúncio foi feito hoje (dia 14) pelo prefeito de Londrina, Barbosa Neto, durante coletiva semanal.
‘’Essa notícia é fantástica, já que será o maior centro de educação profissionalizante da cidade. O projeto faz parte do programa Educação Profissionalizante, onde o governo estadual faz um levantamento no Paraná inteiro, respeitando a individualidade de cada região. Importante salientar que um jovem que cursa o ensino médio pode fazer os cursos paralelamente, assim como uma pessoa de 60 anos ou aqueles que já são formados’’ , comentou o prefeito.
A implantação do Centro é uma parceria dos governos federal, estadual e municipal. Para viabilizar a construção da unidade, o município cedeu o terreno, o governo federal fará o investimento e o governo estadual fica responsável pela elaboração dos projetos, a manutenção dos centros educacionais e implementação da proposta pedagógica.
‘’As obras devem começar em torno de 30 e 40 dias, pois eu devo assinar a ordem de serviço na próxima semana juntamente com o governador do Paraná, Roberto Requião, em Brasília. A estimativa é que dentro de seis meses o centro já esteja funcionando’’ , informou Barbosa Neto. 
Em Londrina, a proposta contempla a criação dos cursos de eletrônica, eletromecânica, mecatrônica, eletrotécnica, edificações, contabilidade, administração, meio ambiente, química, análise química, enfermagem e cuidado com idosos.
Em setembro do ano passado, a Prefeitura doou para o Estado uma área de 12 mil metros quadrados localizados no jardim Catuaí, na região norte, com o objetivo de viabilizar a obra. O centro terá área construída de aproximadamente 5.500 m2. Hoje à tarde, o prefeito Barbosa Neto encaminhou a escritura da área para a Secretaria Estadual de Educação.
Os centros estaduais de educação profissional são escolas concebidas para ofertar exclusivamente cursos técnicos profissionalizantes. A educação pode ser integrada ou subseqüente ao ensino médio, e ainda é vinculada à educação de jovens e adultos. Os cursos serão criados de acordo com a realidade socioeconômica de cada região.
O programa Brasil Profissionalizado, do governo federal, investe recursos na construção de escolas especializadas em todo o Brasil.
(Londrina, 14 de janeiro de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos