Cidade

Autorizado o início da obra de revitalização da UBS Cabo Frio

A Prefeitura investirá cerca de R$ 157 mil para promover diversas melhorias estruturais; será a 18ª unidade de saúde a receber reforma desde 2017

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (17), o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, assinaram ordem de serviço para a reforma geral da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pe. Pedro Jorda, no bairro Cabo Frio, na região norte. Esta é a quinta unidade a ter sua revitalização autorizada em 2020. As ações compõem o Programa de Reestruturação da Saúde Pública Municipal, que, desde 2017, possibilitou a entrega de 17 outras reformas em UBSs de diferentes regiões.

A UBS Cabo Frio foi inaugurada em 2004 e sua última reforma ocorreu em 2014. Com 498 metros quadrados de área construída, a unidade receberá intervenções nos pisos interno e externo, execução das calçadas e acessos, recuperação completa dos ambientes, troca dos vidros, portas e do forro, reparos nas instalações elétricas e revisão das instalações hidráulicas, substituição de lavatórios e vasos sanitários. A unidade também receberá novos móveis, equipamentos e será climatizada por aparelhos de ar condicionado.

O investimento será de R$ 157.125,94 e a empresa responsável pelas obras, vencedora do processo licitatório, é a Belga Latina Construções Eireli. O prazo de execução é de 120 dias.

Foto: Vivian Honorato

O prefeito Marcelo enfatizou que a atual gestão municipal vem se empenhando para intensificar, dia após dia, o processo de reconstrução pelo qual passa a saúde pública de Londrina. “As reformas nas UBSs, em todas as partes da cidade, terão continuidade ao longo do ano e integram um planejamento consistente e gradativo. A comunidade passa a contar com unidades de saúde mais estruturadas e adequadas, pois é necessário que todos tenham direito a um atendimento digno. Ainda há muito o que ser feito, nessa e em outras áreas, mas é notório que o momento que vivemos agora é muito positivo e vem rendendo bons frutos”, disse.

Além disso, o prefeito ainda lembrou que várias outras obras, programas e iniciativas estão sendo desenvolvidos, concomitantemente, na área da saúde. “Existiam milhares de pessoas em fila de espera por cirurgia de catarata, muitas delas perdendo a visão, pois não tinham acesso rápido ao serviço. Desde 2017, com o mutirão de cirurgias, alavancamos o serviço e já foi possível atender cerca de 7 mil pessoas. Também estão sendo feitos mutirões de saúde auditiva com oferta de aparelhos, de prótese e órtese, além de prótese dentária. Em andamento, temos obras no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e na Maternidade, o SAMU ganhará uma nova sede, e já contratamos 120 médicos desde o início da gestão”, elencou.

Foto: Vivian Honorato

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, é obrigação do poder público reverter os impostos pagos pela população em serviços de qualidade e ações, visando o resgate do sistema de saúde na cidade. “Com muito trabalho, está sendo possível recuperar as UBSs, que recebem novos equipamentos, móveis e um trabalho geral de reforma. O Município hoje está com os salários em dia e investindo em várias frentes, na contramão do que vem ocorrendo na maior parte do País. Desde 2017, houve a preocupação em levantar todos os pontos deficitários existentes e procurar as soluções, e estamos conseguindo, aos poucos, atender as demandas. A Câmara Municipal também tem um papel fundamental nesse sentido, pois entendeu que era necessário repensar a saúde em Londrina e vem atuando em conjunto, fazendo o que pode para somar com este planejamento” analisou.

Foto: Vivian Honorato

Por sua vez, a coordenadora interina da UBS Cabo Frio, Marília Sitta Leutti, agradeceu a todos os profissionais da unidade e da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltando que a reforma é de grande importância para todos. “Ganha a população, que terá um local em melhores condições, e valoriza o que a Prefeitura vem fazendo para que nossos profissionais, que são engajados e competentes, possam desenvolver seu trabalho da melhor forma possível”, pontuou.

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, os vereadores Jamil Janene e José Roque Neto, e também o responsável pela empresa Belga Latina Construções Eireli, Márcio Sanches. Ainda participaram representantes de órgãos da Prefeitura de Londrina e pessoas da comunidade.

Abrangência – A unidade do Cabo Frio atende moradores do Jardim das Américas, Andes, Coliseu, Hirata, Imagawa, Itamaraty, Nova Olinda I, Honda I e II, Moradias Cabo Frio e Tibagi, CH Hilda Mandarino, Sílvio Bussadori, Residencial Itamaraty e Marajoara. Durante as obras, a comunidade será atendida na UBS do Milton Gavetti, que fica na Avenida Humberto Puiguari Coutinho, 360.

Reformas entregues – Dentro do Programa de Reestruturação, iniciado em 2017, a Prefeitura já entregou 17 unidades de saúde, totalmente reformadas: UBSs do Panissa, do CSU, Pind, Vila Casoni, Ernani Moura Lima, Carnascialli, Jardim do Sol, Alvorada, Selva, Warta, Paiquerê, Maria Cecília, Piza e João Paz, CAPS Infantil, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Farmácia Municipal.

Também está construindo duas UBSs, na Vila Fraternidade e no Santa Rita, e passam por reformas as unidades do Lerroville, Maravilha, Jardim Ideal, Marabá e Eldorado, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade.

Texto: Renan Oliveira e Dayane Albuquerque

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos