Cidade

Mais uma reforma na Zona Norte. Agora é a vez da UBS Campos Verdes

Prefeitura já reconstruiu 17 unidades de saúde em menos de três anos; obra se inicia na próxima semana

Dando continuidade ao Programa de Reestruturação da Saúde Pública, a Prefeitura de Londrina começa na segunda-feira a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr Humberto Botura, localizada no Jardim Campos Verdes. Em solenidade realizada hoje, o prefeito Marcelo Belinati assinou a ordem de serviço para a empresa Rezende Construções Civis. Esta obra integra o segundo lote de unidades que passarão por intervenções, totalizando 20 reformas nesta segunda fase.

 

O prefeito citou que o Programa de Reestruturação da Saúde contempla outras ações, além das reformas e construções de unidades de atendimento. “As ações vão desde compra de medicamentos, ambulâncias, móveis, equipamentos, qualificação dos profissionais, recomposição do quadro de médicos, enfim, tudo se somando para a gente melhorar a qualidade do atendimento para a população de Londrina”, destacou.Marcelo.

 

Embora tenha sido inaugurada em 2014, um levantamento técnico feito pelas secretarias municipais de Saúde e de Obras e Pavimentação apontou que a UBS do Campos Verdes necessita de várias intervenções preventivas e corretivas. “O primeiro lote de reformas incluía as unidades de saúde que estavam com sérios problemas estruturais. Neste segundo lote são unidades com menos comprometimento estrutural, mas precisam de adequações e reformas, algumas na parte elétrica, no telhado ou na pintura, e que daremos continuidade com a equipe própria de manutenção, da Prefeitura”, detalhou o prefeito de Londrina.

 

Foto: Vivian Honorato

Para o secretário municipal de Saúde, a decisão do prefeito em priorizar investimentos na saúde foi o que viabilizou todas as obras de construção e recuperação das unidades de Londrina. “O prefeito Marcelo trouxe uma nova dinâmica para a administração pública, um modelo de gestão que permite que os recursos sejam aplicados de forma correta, beneficiando o cidadão que mais precisa. Por isso, estamos fazendo este amplo Programa de Reestruturação na Saúde, e não tenho dúvidas de que ao término desta administração estaremos em um patamar superior, em relação à saúde, do que quando nós assumimos”, frisou.

O projeto da obra de reforma contempla reparos e substituições nos banheiros feminino e masculino, salas de espera, consulta, inalação, curativo, esterilização, de vacinas, de acolhimento, procedimento, da coordenação e de reunião dos Agentes Comunitários de Saúde.

As melhorias também serão feitas na entrada da UBS, estacionamento, corredores, recepção, farmácia, consultório de odontologia, cozinha. Dentre os serviços que serão feitos, estão substituição do telhado, portas, revestimentos, instalações elétricas e louças sanitárias; instalação de novos pontos de rede e energia, novas bancadas, entre outras intervenções.

Foto: Vivian Honorato

O contrato firmado entre a Prefeitura de Londrina e a Rezende Construções Civis estipula um prazo máximo de 120 para conclusão da reforma. Para esta obra, o Município está investindo R$187.895,80 em recursos próprios. “Essa reforma aqui é de extrema importância, são quase 190 mil reais de recursos da Prefeitura que serão investidos, para que a gente possa manter a qualidade da estrutura física. E, além disso, temos um compromisso com a comunidade, de trazer novos móveis e equipamentos para nossa equipe atender de uma maneira ainda mais humanizada a população de quase 16 mil pessoas dessa região”, destacou Machado.

A UBS do Campos Verdes conta com uma equipe de 20 servidores, responsáveis por quase 16 mil moradores dos jardins Strass, Belém, Novo Horizonte, Campos Verdes, Gávea, Itapoá, Aliança, Heimtal, parte do Conjunto Maria Cecília e Parque Leblon. Os atendimentos incluem clínica-geral pelo Programa Saúde da Família, Enfermagem e Odontologia. E, no período da execução da reforma, estes atendimentos serão realizados na UBS do Maria Cecília, situada na Avenida Eugênio Gayon, 835.

Dentre as autoridades presentes na solenidade, estiveram o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, o coordenador do PROCON-LD, Gustavo Richa, o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, os vereadores Jairo Tamura, Roque Neto e Jamil Janene, servidores que integram a equipe da UBS do Campos Verdes, moradores e lideranças locais. ,A UBS fica na Avenida Bento Amaral Monteiro, 1.660.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos