Cidade
Coopersil recebe duas prensas da Tetra Pak e assina convênio
Solenidade hoje (dia 20), às 15h, na sede da Coopersil, garante parceria para aperfeiçoar o trabalho de coleta seletiva de lixo em Londrina

Em solenidade com a presença do vice-prefeito, José Joaquim Martins Ribeiro; do secretário Estadual de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues; do presidente Coopersil, Zaqueo Vieira, do presidente da CMTU, Lindomar Mota dos Santos, entre outras lideranças, na sede da Coopersil. Além da entrega das prensas, será assinado o Convênio com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
As medidas são resultado do trabalho de articulação de um grupo de representantes de 22 municípios ligados à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), por meio do projeto Desperdício Zero, da Coordenadoria de Resíduos Sólidos. As demandas ambientais destes municípios são repassadas ao governo, que media a comunicação com as empresas que mais produzem embalagens no Paraná.
A Coopersil ainda vai receber hoje da Tetra Pak a doação de 30 mil folders educativos sobre a coleta seletiva de lixo. De acordo com a gestora executiva municipal da coleta seletiva, Marilys Garani, as prensas têm bastante importância para a coleta seletiva de lixo. “Ao diminuírem o volume das embalagens, otimizam a utilização do espaço nos galpões de armazenamento, e agregam valor ao produto revendido, já que a embalagem prensada é mais cara”, afirmou.
Este tipo de ação é uma forma das empresas retornarem benefícios para as cidades que consomem seus produtos. “As empresas que produzem muitas embalagens têm responsabilidade, porque depois elas viram lixo, e esse lixo tem que receber a destinação final. Uma forma de acatar essa responsabilidade é investindo nas Cooperativas de reciclagem, como é o caso atual em Londrina”, explicou.
Com relação ao convênio que será assinado, a Abihpec anunciou o investimento de mais de R$ 1,1 milhão no Paraná inteiro. Em Londrina, a parceria será firmada com a Coopersil, também por intervenção do Programa Desperdício Zero e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “A prefeitura municipal foi de fundamental importância no processo, dando as condições para a articulação com outros municípios”, declarou a gestora da coleta seletiva.
(Londrina, 20 de janeiro de 2010)
Foto: Luiz Jacobs