Cidade

Cooperativa de catadores avançou organização da coleta

Fundada no dia 12 de setembro, a cooperativa ganhou sede própria em dezembro, e proporcionou melhores condições de trabalho aos catadores de reciclados da cidade



 
Com o objetivo de dar um rumo novo para a organização dos catadores de lixo reciclado cadastrados pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), uma das principais ações desenvolvidas pelo prefeito Barbosa Neto em 2009, diz respeito à fundação da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos da região metropolitana de Londrina (Coopersil).
A entidade, que contou com o apoio da Prefeitura de Londrina na organizção, conta com cerca de 70% dos 250 trabalhadores, que antes se distribuíam em Organizações Não-Governamentais (ONGs), que atuavam separadamente.
Inaugurada no dia 12 de setembro do ano passado, em assembléia, realizada na sede da Casa de Oração para todos os povos, na Vila Casoni. Em dezembro, a entidade ganhou sede própria, localizada na rua Maria Calsavara Gallo, n° 45, no Vale dos Tucanos.
Para o presidente da Cooperativa, Zaqueo Vieira, a criação da organização representou uma conquista importante para a classe. “Agora com a cooperativa, nós unimos nossos materiais e vamos poder trabalhar e vender juntos. A gente já tem várias propostas, e procuramos fazer parcerias com os compradores”, afirmou.
Vieira também é otimista em relação ao novo momento vivido pelos trabalhadores em reciclagem. “Aqui nós vamos procurar uma união que não tivemos até agora, para que nós, catadores, possamos ter certeza do papel que estamos desempenhando dentro de Londrina. Até agora nós éramos espalhados; aqui, com a sede, nós vamos nos reunir todos os meses, apresentar propostas, aceitando os palpites, ouvindo o que eles acham. Eu creio que é um avanço muito grande para nós”, detalhou.
Outro destaque na coleta seletiva em Londrina no ano que passou, foi o prêmio  “Del Água America Latina y El Caribe”, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da  Empresa de Fomento Econômico Mexicana (FEMSA), recebido no México, pelo prefeito Barbosa Neto,
“Eu não me envaideci, em nenhum momento, pelo recebimento deste prêmio. Os verdadeiros merecedores deste prêmio são vocês. O orgulho é pra Londrina, e nós vamos melhorar ainda mais o serviço pra vocês. Vocês tiveram a coragem pra se juntar numa cooperativa. Vocês todos têm esse mérito”, destacou o prefeito quando da apresentação do prêmio aos trabalhadores da coleta.
(Londrina, 20 de janeiro de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos