Cidade
Começa ano letivo para 38 mil crianças na rede municipal
Deste total, são 28.500 alunos matriculados no ensino fundamental e 8.500 na educação infantil; 4.500 já começam o ano com atendimento em período integral
Nesta quarta-feira (27), as aulas serão retomadas nas 78 escolas da rede de ensino municipal de Londrina, para os ensinos infantil, fundamental e médio. Mais de 38 mil alunos, divididos em 68 escolas urbanas e 10 rurais, reiniciam as atividades letivas em toda a cidade.
São 28.500 alunos matriculados no ensino fundamental e 8.500 crianças na educação infantil. As matrículas na educação infantil estão abertas até o dia 5 de fevereiro.
A grande novidade este ano é a implantação do ensino integral em 19 escolas, que atenderão cerca de 4.500 alunos de todas as séries. Conforme estimativa da Secretaria de Educação, este número poderá chegar a cinco mil matrículas, em março, após o término de obras de readequação em algumas escolas municipais. A Secretaria de Educação também está chamando nesta semana, mais 53 novos professores e 54 estagiários para compor o quadro de educadores para o ensino integral.
A Prefeitura de Londrina está reformando 18 unidades escolares, num investimento de R$ 8,5 milhões. Do total, nove delas já foram entregues à comunidade; sete estão com obras em andamento, sem, no entanto, prejudicar o início das aulas. Outras duas, a Maestro Andréa Nuzzi e Ignêz Corso Andreazza, cujas reparações estão em fase de conclusão, terão suas aulas iniciadas na próxima segunda-feira (dia 1º).
Atividades em período integral
As 19 escolas com atendimento em turno integral são:
A Escola Armando Rosário Castelo, no distrito de Paiquerê, vai atender 165 alunos com o programa. As atividades promovidas no contraturno incluem aulas de meio ambiente, atividades artísticas culturais, recreação, atividades de enriquecimento curricular, atividades de interação social, atividades desportivas, oficinas de informática e inglês e atividades físicas.
A Escola Aristeu dos Santos Ribas atenderá 40 alunos com aulas de artes, recreação, dança e tarefas.
Já a Escola Professora Áurea Alvim Toffoli passa a atender 160 alunos, com atividades de musicalização, educação cristã, teatro, produção de texto, artes, jogos, jogos estratégicos, Criando e Recriando e atividades auxiliares.
A Escola Bento Munhoz da Rocha Neto, no distrito de Lerroville, vai começar o ano letivo atendendo cerca de 430 alunos. As atividades desenvolvidas incluem brinquedoteca, recreação, artes, leitura, teatro, jogos de raciocínio, música, xadrez, inglês, informática, esportes e aulas sobre plantas medicinais e compostagem.
Na escola Corina Mantovani Okano, serão atendidos 90 alunos, que contarão com atividades de taekwondo, banda fanfarra, letramento, ciências, rádio escolar e handebol.
Na Escola Elias Kauam, são cerca de 100 alunos participando de atividades de arte e recreação, produção de texto e jogos.
A Escola Professor José Gasparini está capacitada para atender os seus 220 alunos em atividades de teatro, jogos, educação musical, inglês, trabalhos manuais, laboratório de ciências, xadrez, produção de texto, artes, brinquedoteca, recreação e culinária.
A Escola Municipal John Kennedy vai atender 160 alunos, que poderão participar de oficinas de jogos estratégicos, Criando e Recriando, informática, artes, música e dança, artesanato e recreação. A Escola Professora Mari Carrera Bueno, o CAIC José Joffily, atenderá 280 alunos. Atividades incluem esportes, artes, flauta, teatro, ciências e leitura.
Na Escola Moacyr Teixeira, está o maior número de alunos atendidos, 720. Eles terão a opção de fazer oficinas de ginástica rítmica, capoeira, natação, danças, jogos de salão, artesanato, teatro, artes, artes circenses, música, esportes coletivos, meio ambiente, ética e cidadania, direcionamento ao reforço escolar e inglês.
A Escola Salim Aboriham atenderá 360 alunos, que vão contar com oficinas de artes, jogos, ludoteca, leitura e produção de texto, esportes e expressão corporal. Já a Escola Luiza Marques Castelo, com 180 alunos, disponibilizará oficinas de xadrez e pingue pongue, inglês, recreação, leitura, artes, agroeducação, cidadania/filosofia, jogos, brinquedoteca, informática e atividades orientadas.
Atendendo 400 alunos, a Escola Zumbi dos Palmares, o CAIC Dolly Jess Torresin, oferecerá oficinas de informática, horto medicinal, matemática, jogos, recreação, artesanato, artes, português, esporte, culinária e robótica.
Programa mais educação
Dentro da escola em tempo integral, a Prefeitura deve implantar, ainda, o Programa Mais Educação, destinado a crianças do ensino fundamental (1ª à 4ª série). Por este programa, serão atendidas um total de 1.200 crianças. São as seguintes instituições:
A Escola Armando Rosário Castelo vai dar atendimento escolar a 151 crianças, oferecendo oficinas de futsal, banda fanfarra, ciclismo, rádio escolar, basquete de rua e letramento. Na Escola Professor Carlos Zewe Coimbra, 160 alunos terão aulas de basquete de rua, canto coral, banda fanfarra, horta escolar/comunitária, matemática e letramento.
A Escola Elias Kauam oferece, a cerca de 100 crianças, oficinas de software educacional, basquete de rua, banda fanfarra, matemática, letramento e história e geografia. Na Escola Maria Irene V. Theodoro, 135 crianças terão aulas de percussão, futsal, voleibol, danças, história e geografia, e horta escolar/comunitária.
Na Escola Maria Irene A. da Silva, serão 155 alunos do ensino fundamental atendidos. Eles contam com ginástica rítmica, taekwondo, teatro, ComVidas/Agenda 21 na escola – educação para sustentabilidade, letramento e ciências.
A Escola Maria Cândida P. Salles, que tem 100 alunos matriculados, oferecerá oficinas de pintura, iniciação musical por meio da flauta doce, ginástica rítmica, letramento e matemática. A Escola Atanázio Leonel disponibilizará, para seus 120 alunos, oficinas de horta escolar/comunitária, leitura, matemática, banda fanfarra, basquete de rua e letramento.
A Escola Aracy Soares dos Santos, que fica no distrito de Irerê, atenderá 167 alunos com oficinas de tênis de mesa, rádio escolar, hip hop, banda fanfarra, ciclismo e letramento. Por fim, a Escola Corina Mantovan Okano, no distrito de Maravilha, oferecerá, a 111 alunos, oficinas de handebol, ciências, rádio escolar, banda fanfarra, taekwondo e letramento.
(Londrina, 26 de janeiro de 2010)