Secretaria do Trabalho inaugura Laboratório de Cursos
Os trabalhadores terão um espaço reservado, computadores com acesso à internet e um catálogo de cursos a distância gratuitos para enriquecerem seus currículos

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) continua oferecendo ferramentas para que os trabalhadores conquistem a qualificação profissional e enriqueçam seus currículos. Nesse sentido, foi inaugurado nessa manhã (30) o Laboratório de Cursos da Secretaria. O local conta com computadores com acesso à internet banda larga à disposição dos trabalhadores, quatro stands individuais para estudo e reúne um catálogo de plataformas de cursos a distância que oferecem oportunidades gratuitas para a comunidade. O Laboratório funciona das 8h às 17h, no prédio da SMTER, na Rua Pernambuco, 162.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, a iniciativa vem ao encontro da proposta de fomentar a qualificação profissional em Londrina. “Nós reestruturamos o espaço da gerência de Qualificação, demos um upgrade nas máquinas que foram utilizadas na extinta Escola do Trabalhador, e reservamos quatro dos nossos melhores computadores para atender aos trabalhadores que quiserem vir à Secretaria para realizar os cursos online. Mapeamos centenas de opções para o desenvolvimento pessoal e profissional. São cursos que vão do básico ao avançado do pacote Office, passando por comunicação escrita e gramática, até chegar a cursos de educação financeira que ensinam como fazer um orçamento familiar, por exemplo. É uma infinidade de opções”, explicou.
Carreri deixou as portas abertas para instituições que tenham em seu portfólio cursos a distância gratuitos para oferecer. “Nós levantamos alguns sites que oferecem essa gratuidade, mas nada impede que a gente vá ampliando cada vez mais esse catálogo. Então, fica aqui nosso convite para as instituições de ensino que disponibilizam cursos online gratuitos que nos avisem dessas oportunidades para que a gente insira na lista de sugestões aos trabalhadores. Estamos trabalhando com cursos sem tutoria presencial, que permitem ao aluno realizar as aulas no seu ritmo e de acordo com a disponibilidade de horário. Sabemos que as pessoas têm mais facilidade de acesso à internet hoje em dia, mas quem precisar não só do acesso, mas de um local arejado, quieto e confortável para os estudos, a partir de hoje encontrará esse refúgio no Laboratório de Cursos da Secretaria do Trabalho”, concluiu o secretário.
Texto: N.Com