Cidade

Prefeitura aumenta quantidade e qualidade da merenda

Número de refeições diárias deve aumentar 50% com relação a 2009; estudantes de todas as faixas etárias também deverão encontrar mais opções de alimentos



 
Um total de 60 mil refeições ao dia. Esta é a estimativa da Secretaria Municipal de Educação para a distribuição, em 2010, de merendas aos alunos de todos os órgãos da própria rede municipal de ensino, ou de entidades conveniadas. O número é 50% maior do que a média do ano passado, que era de 40 mil, conforme informou a Gerente do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PNAE), Cristina Yoshida. “Esse aumento se deve à maior quantidade de refeições que serão oferecidas nas escolas de período integral, bem como a novos projetos incorporados pela prefeitura, como o Projovem Urbano”, explicou.
Além de suprir toda a quantidade necessária, a Secretaria de Educação e a Coordenação de Nutrição e Segurança Alimentar priorizaram o fator qualidade. Em 2009, por determinação do prefeito Barbosa Neto, houve modificação na licitação para distribuição da merenda. O serviço, que antes era centralizado em uma única empresa, foi racionado em seis partes, cada uma destas será cuidada por uma empresa diferente. Cinco delas cuidaram do fornecimento dos alimentos. Elas foram selecionadas de acordo com o gênero (produtos básicos – arroz, feijão, açúcar e etc. -; hortifrutis; carnes; leite e derivados; pães). A sexta ficou responsável pela prestação do serviço, parte que engloba preparo, higiene e mão de obra.
“Mudamos também a forma de distribuição para as crianças. Antes, se uma criança repetisse a refeição, mesmo que não fossem todos os itens do cardápio, pagávamos por uma refeição a mais. A partir deste ano, tudo o que a criança consumir será considerado uma refeição só”, pontuou a secretária municipal de Educação, Vera Hilst. Além disso, haverá acréscimo de itens nos cardápios, o que proporcionará mais opções de carnes, verduras e legumes aos alunos.
Cardápios
De acordo com o tipo de unidade educacional, a faixa etária dos estudantes e o turno de ensino, a Secretaria de Educação montou sete diferentes tipos de cardápios, que já estão aprovados pelo Conselho Municipal de Educação Escolar. Segue a lista:
– Merenda Principal: envolve os cardápios para as refeições primordiais, como almoço e jantar do ensino fundamental. Conta com uma seleção de alimentos que oferecerão todos os dias um tipo de carne, verdura, legumes e fruta, além dos habituais: arroz, feijão ou macarrão.
– Lanche Alternativo: será consumido por escolas que vão utilizar os cardápios da Merenda Principal e que terão, portanto, um cardápio diferenciado.
– Período Integral: exclusivo às escolas que aplicarão o ensino em tempo integral. O sistema prevê cinco refeições diárias aos alunos: café da manhã ou desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
– Desjejum ou Café da Manhã e Lanche da Tarde: estabelece cardápios para as refeições da manhã e da tarde.
– Projovem Urbano e Educação para Jovens e Adultos (Eja): voltado aos jovens e adultos pertencentes a esses dois projetos.
– Berçário: tipo especial para os bebês que ingressaram no berçário dos Centros de Educação Infantil (CEI’s).
– Maternal: voltado às crianças matriculadas no maternal dos CEI’s.
(Londrina, 26 de janeiro de 2010)

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos